Casa Created with Sketch.

Como plantar temperos em casa: especialista tira dúvidas mais comuns

Aprenda qual é o tipo de vaso indicado para as plantas, quando regá-las e muito mais!

Ateliê Botânico, de Paula Neder, Elise Penede, PN+ Coletivo e Atelier Petit Retro

Ateliê Botânico, de Paula Neder, Elise Penede, PN+ Coletivo e Atelier Petit Retro (Renato Navarro/Casa.com.br)

É fato que os temperos naturais dão um gosto especial aos pratos. E com a tendência de cozinhar em casa cada vez mais forte, você pode plantar temperos em jardineiras, em xícaras e pequenos vasos ou até montar uma mini horta.

Se você tem dúvidas sobre quais temperos podem ser plantados juntos, por exemplo, não se preocupe: convidamos um especialista no assunto para te ajudar. O paisagista da J Lira Green Life, José Lira, indica plantar em casa as seguintes especiarias: cebolinha, salsa, coentro, alecrim, orégano, tomilho, pimenta e manjericão.

Tipo de vasos para plantar temperos

 (reprodução/Pinterest)

O tipo de vaso para acomodá-los vai depender do espaço que você tem. “Se as plantas estiverem em um recipiente de polietileno, jardineiras ou vasos pequenos, é mais fácil carregá-las para tomar sol. Há também os vasos de barro vermelho ou natural, que são excelentes para temperos”, sugere o paisagista, que pontua que os fertilizantes e a terra escolhidos devem ser sempre os naturais. Você pode, por exemplo, usar os da composteira

Banho de sol coletivo

 (Reprodução/CicloVivo)

Todos os temperos podem ser plantados no mesmo vaso, com um espaço de cinco centímetros entre eles — exceto o alecrim, que não gosta de dividir o terreno e, por isso, deve ser colocado sozinho na terra, sem “vizinhos”. 

Não há uma época específica do ano para plantá-los, mas José destaca que os temperos se desenvolvem melhor com o calor e claridade. “Pegue o vaso pela manhã e coloque em lugar que pega sol. Faça isso duas ou três vezes por semana e, se não puder colocar no sol da manhã, coloque no sol da tarde, após às 14h”, explica.  

 

Quando regar os temperos?

Dica do chef: “Para escolher o local, leve em conta a insol...

 (divulgação/Casa.com.br)

Um dos erros mais comuns das pessoas com temperos e plantas em geral é o excesso de água. No caso dos temperos, é importante que as folhas estejam sempre umedecidas para que fiquem frescas.

O especialista dá uma dica para evitar o exagero: “Afunde o dedo na terra do vaso. Se sair sujo, é sinal de que a terra está bem molhada”. Ele conta também que o melhor período para a rega é pela manhã, até às 8h, mas apenas se tiver necessidade. “O ideal é que isso seja feito três vezes por semana, e, se o local tiver muito sol, todos os dias”, finaliza. 

Comentários

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.