Casa Created with Sketch.

Horta em casa: 10 ideias para cultivar temperos

Soluções em vasos, suportes e outras alternativas criativas que você mesmo pode fazer ou encomendar a um profissional

 (reprodução/Casa.com.br)

As ervas frescas, como salsinha e manjericão, fazem toda a diferença na hora do preparo das receitas. Uma alternativa é comprá-las no supermercado ou hortifruti, mas como elas são frescas, acabam estragando rapidamente. Por isso, ter uma horta de temperos em casa é uma alternativa para evitar o desperdício, além de garantir um sabor especial às refeições. Para você se inspirar e montar uma em casa, preparamos uma seleção de ideias. Há opções para espaços de diversos tamanhos. Confira!

 

Uma escadinha na bancada

 (reprodução/IKEA)

Se não há muito espaço na bancada, aposte em um suporte vertical como esta escadinha de madeira bem simpática. Nela, é possível instalar vasos auto-irrigáveis, por exemplo.

Horta em latas

 (reprodução/Sugar and Charm)

Bem simples, esta ideia é bastante acessível e ainda reaproveita embalagens que iriam para o lixo. Reserve latas de molho ou de frutas em calda, por exemplo. Lave, retire os rótulos e faça furos embaixo. Aí é só plantar os temperos que você deseja e imprimir etiquetas caprichadas com o nome de cada um.

Suporte perto da janela

 (reprodução/Bosch)

A maioria dessas ervas precisam de um pouco de luz solar para crescer. Então, criar um suporte suspenso perto da janela pode ser uma boa ideia. Aqui, uma chapa de madeira com encaixes para os vasos está presa no teto por meio de cabos de aço.

Vasinhos de barro

 (reprodução/Pinterest)

Os tradicionais vasos de barro podem render uma bela horta vertical. Nesta proposta, tábuas de MDF com recorte para encaixe das peças foram presas com cordas e instaladas na parede. Assim, você pode retirar o vaso quando quiser para trocar a terra e fazer a manutenção necessária.

Floreiras na parede

 (reprodução/Gardenista)

Aqui, uma ideia para quem tem alguma parede livre na cozinha. Floreiras de madeira pintadas de preto foram instaladas como prateleiras e, dentro delas, um mix de ervas perfuma o ambiente.

Suporte para vasos e floreiras

 (reprodução/IKEA)

Aqui, suportes metálicos trazem um ar vintage ao espaço junto com os baldinhos e floreiras de metal coloridos. Ganchos ajudam a prender as peças. E, se você quiser desidratar algumas ervas, você ainda pode pendurá-las em saquinhos, como aparece nas fotos.

Treliça de madeira

 (reprodução/IKEA)

Uma ideia interessante para quem tem uma área externa perto da cozinha — ou até mesmo uma varanda de apartamento. A treliça de madeira recebeu tinta preta e ganhou um ar contemporâneo. Os vasos brancos criam um contraste interessante junto com o verde das folhagens.

Em vasos de cerâmica

 (reprodução/Pinterest)

Hoje em dia, o universo da cerâmica está ainda mais amplo, com artistas e artesãos que usam o material para produzir peças utilitárias de maneira muito criativa. Então, por que não usá-las para montar sua horta particular? A sugestão é escolher vasos de diferentes modelos e reuni-los em uma bandeja ou suporte específico. Aí é só deixar o conjunto sobre a bancada.

Aproveite cada cantinho

 (reprodução/Inspired by Charm)

Se não há muito espaço para montar uma horta em casa, aproveite quinas e colunas, como no exemplo desta foto. Aqui, pequenos vasos de plástico foram instalados na vertical.

Escada na área externa

 (reprodução/Vtwonen)

Outra solução para uma varanda ou área externa. Uma escada de madeira pintada de preto pode criar um visual interessante e funcionar como um suporte prático para os vasos. Aproveite e escreva o nome dos temperos com giz.

 

Veja também
Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s