Rústico chic: apartamento de 120 m² é um refúgio de praia em plena cidade
Projeto assinado por Daniela Coli tira proveito da marcenaria multifuncional e é repleto de materiais naturais
Apesar de viver e trabalhar na cidade, o casal de moradores deste apê de 120 m² tem uma conexão muito forte com o litoral e a natureza. Tanto que o projeto pedido à arquiteta Daniela Coli foi um refúgio repleto de biofilia e no estilo rústico chic. “Em nossos bate-papos com os clientes falávamos muito em ‘Praia Urbana'”, conta a profissional.
O primeiro passo foi a alteração da configuração do layout, integrando varanda e cozinha ao living: assim que se entra no estar, é impossível não reparar no quadro azul que pontua o décor com frescor e lembranças do mar. A obra foi feita pela própria arquiteta como presente de casamento para os moradores.
Neste mesmo ambiente integrado, a varanda recepciona amigos e moradores com uma mesa de madeira bruta certificada. Como ele é português; e ela, gaúcha, o casal adora receber amigos para um churrasco nos finais de semana.
A chaise abraçada por plantas foi pensada para apreciar o ponto alto da vista do imóvel: o pôr do sol. “O prédio é cercado por muito verde e edificações térreas, o que permite ventilação constante. A luz natural é abundante em todos os ambientes”, conta Daniela.
No décor, a paleta de cores clara mistura cimento queimado com tons off white focando no aconchego. Para dar um ar mais praiano, há diversos materiais naturais, como palha e madeira. “Todos as madeiras e pedras possuem selos de extração sustentável e certificação eco-friendly”, pontua a profissional.
“Os moradores viajam muito e selecionamos peças de seu acervo pessoal que poderiam contribuir com a decoração. Nos apegamos principalmente às peças marinhas e étnicas, usando poucos itens coloridos”, explica.
A marcenaria do móvel principal da sala abriga uma generosa sapateira, gavetas para correspondências e um espaço de rack – toda fiação de home theater foi escondida para deixar o painel de TV bem clean. “Somente depois das funções estabelecidas, pensamos em usar a palha indiana para compor o ambiente em estética”, conta Daniela.
O projeto luminotécnico se distribui em todo apartamento priorizando luzes indiretas ou com focos pontuais em objetos. Como é feito todo em led, não eleva a temperatura do ambiente e traz muito conforto visual.
No meio da obra, mais uma surpresa: uma linda bebê estava a caminho! “Reformulamos uma das suítes para receber a Bia com uma decoração boho bem suave e calma”, conclui Daniela.
Curtiu? Confira todas as fotos do projeto na galeria abaixo!