Materiais naturais e estilo praiano marcam esta casa de 500 m²

O escritório Concretize Arquitetura trouxe bastante personalidade para esta casa na praia

Por Luiza Cesar Atualizado em 26 jul 2022, 19h05 - Publicado em 27 jul 2022, 13h00
Sala de estar integrada com a varanda
Raphael Briest/Casa.com.br

Uma família de quatro pessoas buscava um imóvel com uma metragem ampla para se acomodarem na Praia do Engenho, no litoral norte de São Paulo. Com 500 m², esta casa recebeu o projeto do escritório Concretize Arquitetura e muitos espaços para os moradores receberem os amigos.

Sala de estar, home theater e sala de jantar
Raphael Briest/Casa.com.br

O térreo é composto por uma sala de jantar, estar, home theater e lavabo, além da cozinha e área de serviço. A área de lazer possui uma churrasqueira, piscina e sauna. Já o primeiro pavimento é formado por quatro suítes, sendo dois de hóspedes, e o segundo por uma suíte master com terraço aberto.

Sala de estar integrada com a varanda
Raphael Briest/Casa.com.br

A família pediu para a antiga sala de TV do terceiro pavimento ser transformada em uma suíte padrão hotel. E a sala e a varanda foram integradas para ampliar os ambientes.

Área da churrasqueira
Raphael Briest/Casa.com.br

Na marcenaria, o escritório priorizou o uso de madeira natural para aguentar melhor o clima do litoral. Os armários ripados garantem uma boa ventilação e charme para o visual.

Quarto com cabeceira amarela
Raphael Briest/Casa.com.br

Para dar mais personalidade para a casa, cada quarto recebeu uma cor diferente – seja azul, verde, amarelo, rosa e branco. Esta característica deixa os cômodos mais alegres, coloridos e harmoniosos entre si.

Os lambris, em cada uma das suítes, as tornam ainda mais diferenciadas e também servem como cabeceiras.

Painel de madeira em sala de estar
Raphael Briest/Casa.com.br

O painel de madeira, posicionado na sala, serve para disfarçar o quadro de força e automação, acomodar um bar com adega e cervejeira e camuflar a porta da cozinha. Sua multifuncionalidade se estende por todo o espaço.

Continua após a publicidade

Esta mesma marcenaria também está presente na circulação do segundo pavimento, com o mesmo propósito esconder um outro quadro de energia.

Detalhes na parede de material natural
Raphael Briest/Casa.com.br

O estilo do interior segue uma decoração contemporânea e típica do litoral. O mobiliário da área externa, armários vazados, lambris, o sofá de corda náutica e outros objetos decorativos – como remos, pranchas de surf vintage, entre outros – são elementos praianos que foram adicionados nos ambientes.

Luminária de material natural
Raphael Briest/Casa.com.br

Porém, são as decorações de parede e luminárias feitas em materiais naturais que realmente chamam atenção, assim como as fotografias que mostram as paisagens de viagens feitas pelos moradores.

Piscina e área da churrasqueira
Raphael Briest/Casa.com.br

Na suíte master, uma vista para a mata atlântica que pode ser aproveitada da cama. Outro sucesso do projeto é o muro verde projetado e executado pelo próprio cliente e o porcelanato que remete as calçadas do Rio.

Área da piscina com parede verde
Raphael Briest/Casa.com.br

Como este é um imóvel localizado em um local quente e úmido, para ajudar no conforto térmico, a casa possui ventilação cruzada em todos os pavimentos; no piso térreo, um forro de palha de dendê foi utilizado para amenizar a incidência de sol no pergolado de vidro; e para adicionar mais um charme, ventiladores de teto que combinam com o ar praiano foram instalados.

Cisternas de captação de água da chuva para lavagem do quintal é uma solução sustentável do escritório que foi aplicada nesta casa.

Veja mais imagens do projeto na galeria abaixo!

 

Continua após a publicidade

Publicidade