Cozinha é a protagonista neste apê de 66 m² com atmosfera industrial
O projeto, assinado pelo escritório Cadda Arquitetura, integrou cozinha e varanda, para que ela acomodasse churrasqueira, bar, TV e toda a área de trabalho
Fugindo do padrão, a cozinha é a vedete neste apartamento de 66 m². Isso porque o principal pedido do casal de moradores foi o melhor aproveitamento possível do ambiente que mais utilizam no lar, de modo que pudessem interagir com os amigos durante os preparos.
“Eles adoram cozinhar, beber drinks e, como o anfitrião trabalha com eventos, a parte de adegas e bebidas também era prioridade. O curioso é que me entregaram os desenhos do que imaginavam em papéis vegetais e, apesar dos diversos ajustes, conseguimos seguir o conceito desejado”, relembra, com humor, a arquiteta Carolina Haddad, do escritório Cadda Arquitetura, responsável por todo o apartamento.
No layout de estilo contemporâneo, com traços industriais, o efeito cimento queimado, em pintura ou no piso de porcelanato, e azulejos Beatles da Decortiles embasam acabamentos madeirados e a marcenaria em MDF de tons cinza-chumbo e azul-petróleo.
Para acomodar churrasqueira, bar, TV e toda a área de trabalho, a cozinha foi plenamente integrada à varanda, que faz as vezes de sala de jantar. Antigamente delimitando os espaços, a viga, agora com pintura em cimento queimado, fica como elemento decorativo, reforçando a atmosfera fabril.
A composição com azulejos hexagonais que recortam o porcelanato demarca o espaço dedicado à prática culinária, onde a bancada central, em quartzo, destaca-se com seus pés diagonais abraçando o cooktop. Foram adicionadas facilidades como a calha úmida, atrás da cuba, e lixeira dentro do armário, com o objetivo de poupar espaço útil.
Transferida para o lado oposto para favorecer as demandas da cozinha, a área de serviço fica camuflada em um bloco de marcenaria madeirada, com porta ripada, de correr, além de armário e nicho para o descanso dos calçados anexos à porta de entrada.
Não era problema para os cônjuges deixar o estar pequeno para protagonizar a cozinha e, por isso, ele ocupou a singela metragem originalmente destinada à sala de jantar. Em sua ambientação, apenas um vistoso painel para a TV, com rack acoplado, confortável sofá e quadrinhos modernos em preto e branco.
Na suíte máster, uma única peça de marcenaria agrega cabeceira, mesinhas e guarda-roupas em L, com direito a espelho lateral. Nela a boa iluminação resulta de cortineiro de gesso com rasgo, arandela e pendente lateralizados e moldura de luz no espelho da penteadeira, que também funciona como home office.
Veja mais fotos na galeria abaixo!