Cores de quadro definem paleta da área social deste apê de 165 m²
O projeto é das arquitetas Lia Lamego e Fernanda Mancini, que deram ao imóvel um estilo moderno e base neutra
A moradora deste apartamento de 165 m², localizado na Barra da Tijuca (no Rio de Janeiro), é uma jovem solteira, na faixa dos 30 anos, que saiu de um apê alugado para o primeiro imóvel próprio, recém entregue pela construtora.
Antes de se mudar, no entanto, ela decidiu adaptar todos os cômodos da nova morada à sua personalidade, gosto e necessidades. Foi quando entrou em cena a arquiteta Lia Lamego, que, em parceria com a arquiteta Fernanda Mancini, desenvolveu um projeto sob medida para a jovem moradora.
“Ela pediu para aumentar a suíte máster e projetar um closet de proporções generosas no espaço, e transformar a outra suíte em uma sala íntima como home theater. Também nos pediu para integrar todos os ambientes da área social – estar, jantar e varanda – com cozinha para melhor receber os amigos que a visitam com frequência”, conta Lamego.
Os pedidos feitos e prontamente atendidos. Entre as principais modificações na planta do imóvel, a sala e a circulação foram reduzidas para aumentar a suíte máster, abrindo espaço para a instalação do sonhado closet, que não existia na planta original.
Já a cozinha foi integrada à sala de estar e jantar e, no lugar da antiga parede, as arquitetas instalaram um grande painel de correr (com três folhas num tom de turquesa), que permite isolar os ambientes quando necessário.
O quarto de serviço, por sua vez, foi encurtado na profundidade para a cozinha ganhar mais espaço, em frente à bancada.
Veja também
- Apê de 160 m² tem varanda integrada ao estar e estilo descontraído
- Apê antigo de 84 m² ganha reforma com estilo inspirado em foto
- Adega walk in é o grande destaque deste apê de 165 m²
No que se refere à decoração, quase tudo é novo. Apenas algumas peças, objetos e obras de arte foram trazidos do apartamento antigo da cliente, como o quadro colorido do artista Toz, em destaque na sala.
“O projeto segue um estilo moderno e tem uma base neutra com pinceladas de cores nos detalhes, extraídas justamente do quadro do Toz, que a cliente ama de paixão. É o caso do painel de correr e do tapete da sala, ambos em tom turquesa”, revela Lamego.
“A ideia era transmitir homogeneidade na integração dos espaços e a cor entrou para trazer um ar mais despojado, refletindo a personalidade da cliente”, acrescenta ela. Outro destaque na área social é a marcenaria do bar, em freijó, que aqueceu e trouxe equilíbrio ao espaço.
Na suíte principal, Lia Lamego destaca a parede que separa o quarto do closet, que foi revestida com espelho em toda a sua extensão, fazendo o ambiente parecer bem mais amplo. Já na sala de TV, ela ressalta a marcenaria personalizada da estante, projetada para acomodar os objetos da cliente que foram trazidos do apartamento anterior.
Segundo a arquiteta Lia, o ponto alto deste projeto é, sem dúvida, a integração da sala de estar e jantar com a cozinha, com a possibilidade de isolar os ambientes através do painel de correr. Já o maior desafio foi atender aos desejos da moradora através de materiais e produtos com boa relação custo-benefício para não ultrapassar o orçamento limite apresentado por ela.
Curtiu o projeto? Confira mais fotos na galeria: