Casa usa vidros e janelas escondidas para aproveitar vista de parque
Localizada perto do Punch Park, os arquitetos da Carter Williamson Architects fizeram um projeto para conexão com os arredores de forma divertida
A Peekaboo House (“Casa esconde-esconde” em tradução livre) tem esse nome por causa da caixa quase toda de vidro que foi encaixada pelo escritório Carter Williamson Architects no quintal, com posicionamento perfeito para ter vista do Punch Park na vizinhança da cidade de Balmain, na Austrália.
A janela Peekaboo tem um assento que é acessado por meio de uma ponte curva com uma vista incrível, que cria um momento para reflexão silenciosa ou diversão para a jovem família.
Tendo vivido no exterior por quase uma década, os clientes voltaram com uma abordagem madura e cuidadosa aos requisitos de moradia para eles e a família em crescimento. O bairro é muito tranquilo e familiar, com figueiras, quadras de tênis, um playground e, claro, o Punch Par, que é como um quintal para a comunidade ao redor.
O projeto preservou a fachada vitoriana, atualizando cuidadosamente os quartos internos, projetando a adição posterior da Peekaboo House como um pavilhão que se abre em três lados para o jardim.
A adição replica o plano vitoriano quadrado, mas uma pequena mudança permite um pátio, abrindo a casa para o quintal ao mesmo tempo que enquadra diferentes espaços do jardim.
O uso do branco permitiu que a forma adicionada se articulasse de forma pura, e também mais ampla, democrática e progressista de ler a arquitetura. “Cada forma, velha e nova, é pintada na mesma cor, mas articulada de maneira diferente em materialidade e detalhes”, explicam os arquitetos. “O tradicional e o contemporâneo agora se misturam perfeitamente, ao mesmo tempo em que acentua a variação nos detalhes”
O Pavilhão se dissolve quando grandes portas de vidro deslizam para se conectar ao quintal, criando um ambiente de estar aberto. No quintal, o revestimento de prancha que reveste a adição fica à mostra, com um estilo clean das casas vitorianas australianas.
Veja também
- Casa de vidro deslumbrante na Austrália é ecologicamente correta
- Casa dos anos 70 em Londres ganha décor leve e minimalista
Saindo dos quartos da frente da casa para a cozinha, sala de estar e sala de jantar, o uso extenso, porém moderado, do branco, combinado com o layout de plano aberto, cria um ambiente deslumbrante.
A paleta de cores da Peekaboo House permaneceu basicamente branca, mudando em textura e materialidade. Mármore de Carrara branco forma o banco da ilha, respingo de volta e um pedestal forte para a escada de chapa de aço branca.
Ladrilhos de mármore vão da cozinha até o quintal, alinhando a piscina elevada. Um piso de concreto polido cinza junto da seleção de móveis e obras de arte penduradas do cliente, resulta em uma casa bem trabalhada e confortável, robusta o suficiente para ser desfrutada pela família.
Veja todas as fotos do projeto na galeria!
*Via BowerBird