Quem não está precisando fugir um pouco da realidade estes tempos? Esta casa de campo, localizada em Mairiporã, foi criada para um casal que queria um refúgio mais próximo da natureza. Com 195 m², o projeto é assinado pela Macro Arquitetos.
Os profissionais explicam que “a ideia foi criar um espaço que pudessem reunir os amigos e familiares em volta de ambientes acolhedores, aconchegantes, sem divisões por paredes, somente por ambientes de uso, e sempre que possível houvesse uma conexão visual com a natureza” .
Por se basear na integração com a natureza, o programa não mexeu em nenhuma árvore que estava no terreno e optou por espaços integrados com bastante transparência, deixando o verde entrar.
“Fizemos diversos testes para que fosse possível preservar os ipês no gramado, a jabuticabeira e a pitangueira que ficaram no deck”, comentam.
Os materiais acompanham essa lógica natural: pedra e madeira são os protagonistas. “Todos os materiais usados são elementos naturais, nada industrializado. Piso em cimento queimado, teto em concreto aparente, paredes revestidas em pedra, pilares revestidos em madeira carbonizada, madeira de demolição nas prateleiras, deck em cumaru, esquadrias em ferro pintado de preto, e parede branca com reboco rústico”, afirmam os arquitetos.
Continua após a publicidade
Na casa, os moradores e seus convidados podem desfrutar de uma grande lareira na sala e de uma cozinhaequipada com fogão a lenha e até forno de pizza. Do lado de fora, há piscina e um deck integrado com as copas das árvores. Dali, mesmo durante a noite, é possível contemplar a natureza, já que pontos de luz foram instalados nas árvores.