Casa de 753 m² tem soluções sustentáveis e é integrada a natureza
Localizado em Itu, o imóvel teve seu projeto assinado pelo escritório Olaa Arquitetos, que uniu os três blocos da casa através de uma galeria
Sustentabilidade, tecnologia e natureza. Esse é o trio de qualidades que define a casa de 753 m² localizada em Itu, no interior de São Paulo. Projetado pelo escritório Olaa Arquitetos, o imóvel está localizado em um dos principais condomínios do país, o Terras de São José II, e conta com um terreno total de 2.262 m².
As necessidades e desejos dos moradores para sua nova casa de campo era de um imóvel para aproveitar os finais de semana que também oferecesse todas as comodidades para uma residência fixa, em virtude da pandemia da Covid-19, o que motivou um verdadeiro êxodo urbano de inúmeras famílias decididas a buscar mais qualidade de vida no interior.
Na nova residência, eles usufruem da natureza privilegiada que o entorno do terreno oferece a partir da integração da casa com as áreas externas e a disponibilidade de muito espaço aberto. A pandemia e a implementação do home office também motivaram os moradores e arquitetos a pensarem em soluções tecnológicas para o novo regime de trabalho e estilo de vida.
“Foi um projeto muito especial de realizar, tivemos liberdade para criar e buscar opções inovadores e práticas para cada espaço e segundo as características do terreno em declive e com os fundos para uma densa área verde nativa”, pontua o arquiteto Omar Fernandes.
No projeto, a casa foi separada em blocos, sendo que o primeiro e mais próximo da entrada funciona como área de hóspedes e staff. Ele é seguido pelo bloco da família, composto pelas suítes e uma pequena copa para atender diretamente os quartos.
A ampla suíte máster conta com uma vista especial para a área social e também para a mata nativa, de onde é possível avistar o pôr do sol.
Veja também
- Casa de 744m² tem visual rústico, conforto, tecnologia e toques lúdicos
- Casa de campo de 195 m² é um refúgio que se camufla entre as árvores
Depois vem o bloco destinado aos espaços de serviço, com cozinha, garagem, casa de caseiro e depósitos; e, por fim, tem-se o bloco social com a sala de estar e o gourmet interligado, além da área de jogos e lazer.
Todos esses blocos se unem por uma grande galeria que integra todas as edificações, construída apenas por cobogós desenvolvidos especialmente para o projeto. Estes cobogós são estruturalmente autossustentáveis, com grande permeabilidade de luz e vedado contra as intempéries.
Segundo Omar, “a galeria é um dos pontos de destaque desse projeto, com seus 30 metros de comprimento e 7,5 metros de pé direito em sua parte mais alta. O resultado foi um volume marcante com uma grande leveza visual e que proporciona uma filtragem da luz natural marcando diversas composições de luz e sombra ao longo do dia”.
Durante a noite, com as luzes internas acesas, o espaço se torna uma grande luminária vista de fora. Como esta galeria começa da porta da casa e se estende até o meio do terreno, ela possui diferentes níveis de piso.
Na parte da frente, a galeria aparece de forma modesta na fachada e, nos fundos, é alta e imponente. Com esta característica, a casa aparenta ser discreta de quem olha da rua, e torna-se uma surpresa quando explorada.
A grande sala de estar que acomoda peças de design e obras de arte possui um estilo único e surpreendente. Isso porque ela pode se transformar em uma ampla varanda após a abertura articulada dos imensos painéis de vidro com esquadrias pretas, expondo um pilar em concreto estrategicamente posicionado.
Já a área gourmet se integra a esse ambiente através de um espaço verde que acolhe uma moderna infraestrutura para momentos de lazer com os amigos e familiares. O imóvel é rodeado pela natureza com um gramado e paisagismo especial com peças de obras de arte, além de uma piscina com prainha e deck.
E aí, curtiu o projeto? Confira mais fotos na galeria: