Confortável e acolhedora: casa de 480 m² tem sauna e lareira ao ar livre

O projeto da casa de campo fica no Rio de Janeiro e foi idealizado pelo escritório Brise Arquitetura

Por Redação Atualizado em 15 Maio 2022, 23h41 - Publicado em 17 Maio 2022, 13h00
Fachada da casa de campo
Denilson Machado - MCA Estúdio/Casa.com.br

Um terreno de 5 mil m², em um condomínio em Itaipava, distrito de Petrópolis, na região serrana do Estado do Rio de Janeiro, foi uma verdadeira tela em branco para a dupla Cecilia Teixeira e Bitty Talbot, do escritório Brise Arquitetura, desenvolverem do zero um projeto de casa de campo, com 480 m²  de área construída.

Sala com pé-direito duplo com sofás brancos; tv; mesa de centro
Denilson Machado - MCA Estúdio/Casa.com.br

O casal já havia feito um projeto com a Brise Arquitetura, do apartamento onde eles moram no Rio de Janeiro, e tiveram bastante sinergia; com a demanda por construir uma casa de campo, buscaram novamente as arquitetas.

A casa é dividida em três blocos: no centro, fica o bloco da área social, que reúne sala, cozinha, área gourmet e varanda; à direita, é o bloco da área íntima, com quatro suítes e rouparia; à esquerda, fica o bloco com área de serviço, garagem e depósito, voltados para os fundos da casa, além de sauna e lavabo voltados para a piscina.

Área externa com piscina
Denilson Machado - MCA Estúdio/Casa.com.br

A área externa ainda dispõe de uma lareira ao ar livre. “O conceito do projeto é que fosse uma casa transparente dentro do terreno, com ambientes integrados entre si e com o jardim. Para isso, fizemos os blocos separados e usamos grandes janelas e fechamentos em vidro para trazer o exterior para dentro da casa. Os clientes adoraram essa ideia”, conta Cecilia.

Essa proposta predomina especialmente na área social: “quando você entra na sala, você vê através dela, vê o jardim do outro lado. O pé-direito alto, com madeiramento do telhado aparente, reforça a sensação de amplitude”, descreve Bitty.

Sala com pé-direito duplo; mesa de centro em madeira
Denilson Machado - MCA Estúdio/Casa.com.br
Continua após a publicidade

Para compor os interiores com toda essa interferência externa, a paleta de cores adotada é suave e natural, com elementos em madeira na sala e na varanda gourmet, e toques de verde na cozinha, que ganhou armários laqueados nessa cor. A casa inteira tem o mesmo piso, um porcelanato cinza-claro, em prol da praticidade e facilidade de manutenção.

Cozinha com ilha e armários verdes
Denilson Machado - MCA Estúdio/Casa.com.br

A cozinha foi pensada especialmente para a cliente, que ama cozinhar: ela é totalmente aberta para a sala de jantar e dispõe de uma ilha central, onde as pessoas podem se acomodar e interagir durante o preparo das refeições.

Quarto com cama de casal e roupa de cama cor de rosa com porta para o jardim
Denilson Machado - MCA Estúdio/Casa.com.br

Já os quartos contam com maior privacidade, mas continuam integrados ao jardim por portas que abrem para fora da casa. “Fizemos também uma passagem entre os blocos da área social e íntima como se fosse um corredor transparente, com vidro nas laterais e no teto, com cobertura de palhinha. Por ali, você também pode acessar o jardim da piscina”, explica Cecilia.

Área externa com varanda gourmet
Denilson Machado - MCA Estúdio/Casa.com.br

Quanto à decoração, as arquitetas contam que não seguiram nenhum modismo ou estilo pré-determinado. “Trata-se de uma casa pensada para ser confortável e acolhedora”, afirma Bitty. No mobiliário, foram aproveitadas algumas peças de acervo dos moradores, além de um garimpo feito pelo próprio cliente, que tomou a frente para comprar tudo.

“Fazíamos um caderno de referências e ele procurava pelos móveis, equipamentos e luminárias correspondentes que achasse mais em conta”, relembra a arquiteta.

Gostou? Veja mais fotos na galeria abaixo!

Continua após a publicidade

Publicidade