Casa de 420 m² ganha projeto inspirado no litoral de Niterói
O escritório J1 Arquitetura e Engenharia utilizou materiais naturais para criar ambientes aconchegantes e perfeitos para receber
Esta casa pertence a uma família composta por um jovem casal e seus dois filhos. Eles já moravam no imóvel, que possui 420 m², mas sentiram a necessidade de ampliar a área para poder receber amigos e familiares e ter mais espaço externo. Então, chamaram para o projeto o escritório J1 Arquitetura e Engenharia.
“O principal objetivo era criar um ambiente acolhedor e despojado para receber amigos, além da construção de uma piscina com borda infinita e uma suíte com escritório que serve tanto para o casal trabalhar em home office, quanto para receber familiares ou visitas”, conta o engenheiro Jone Elias, à frente da J1.
O projeto de ampliação resultou em um acréscimo de 310 m² de área construída. A piscina e a suíte foram criados no subsolo da casa, ampliando a área externa, na extensão do terreno em declive. Com isso, a casa ganhou mais um pavimento.
“A área gourmet e o estar foram reformados no pavimento já existente, tornando-se mais aconchegantes e atendendo melhor às necessidades dos clientes. Já a piscina e a suíte foram construídas no anexo ao subsolo da casa, na extensão do terreno em declive”, descreve Jone.
Veja também
- Ampla, clean e contemporânea: confira o projeto desta casa de 800 m²
- Casa de campo de 195 m² é um refúgio que se camufla entre as árvores
O ponto de partida do projeto foi o visual da região oceânica e litorânea de Niterói, além da vista única para o Parque Estadual da Serra da Tiririca, de montanhas com muito verde. A ideia era criar um ambiente amplo, com materiais naturais na sua essência, e dar destaque para algumas peças do acervo do cliente.
A paleta de cores da área gourmet foi escolhida com base em um quadro usado na decoração, de autoria do artista Marcelo Nadaleto: o tom de azul utilizado na parede foi escolhido especialmente para complementar a obra. Em relação aos materiais, foram usados madeira nos revestimentos e marcenaria, pisos cimentícios, textura de cimento queimado e cimento natural.
“Apesar de ficarem em pavimentos diferentes, a ideia é que a área externa se tornasse uma extensão da área gourmet. Por isso, foi mantida a mesma paleta de cores nos revestimentos, pintura e mobiliário”, explica o engenheiro.
Entre os destaques do projeto, Jone Elias ressalta ainda a utilização do mesmo revestimento no teto e paredes da área gourmet, a execução da mesa de jantar e dos bancos em concreto armado, o uso dos cobogós para promover uma integração com o ambiente externo e o pergolado metálico da área da piscina de borda infinita, com uma vista de tirar o fôlego.
Curtiu? Veja mais fotos do projeto na galeria abaixo!