Casa de 240 m² projetada por Jorge Zalszupin é renovada

Os profissionais respeitaram o projeto original e incluíram referências à decoração utilizada na década de 1960, quando a casa foi construída

Por Redação Atualizado em 18 jan 2022, 11h31 - Publicado em 19 jan 2022, 13h00
Fran Parente/BowerBird

Esta casa de 240 m² foi originalmente projetada pelo arquiteto Jorge Zalszupin, ícone do modernismo brasileiro, mas, em 2020, recebeu um projeto de renovação do escritório Meireles Pavan arquitetura.

Fran Parente/BowerBird

O arquiteto Brunno Meireles e sua equipe objetivaram reproduzir e respeitar o projeto original em seu layout, além de utilizar materiais e revestimentos da época para não desvirtuar o estilo da residência. Isso porque, apesar da casa estar no seu estado original de construção, não estava em consonância com o que foi desenhado por Zalszupin devido a algumas alterações durante o processo de construção.

Fran Parente/BowerBird

Além da relação afetiva com a casa, o processo de estudar os projetos originais e entender suas soluções iniciais para aplicá-los foi um grande prazer para os profissionais envolvidos.

Veja também

Fran Parente/BowerBird
Continua após a publicidade

Sem nenhum estilo alheio que interferisse no resultado existente, os pisos de madeira do térreo foram preservados e o novo piso de cumaru do pavimento superior foi tingido para atingir o mesmo tom da madeira original.

Fran Parente/BowerBird

Já o piso de ardósia presente em algumas áreas do térreo foi substituído por um leve terrazzo feito à mão, trazendo maior clareza ao espaço. A opção pelo uso do terrazzo feito com seixos de rio (existente na casa) aconteceu porque o piso era muito utilizado na década de 1960, quando a casa foi construída.

Fran Parente/BowerBird

Curtiu? Para ver mais fotos e detalhes, confira a galeria abaixo:

*Via BowerBird

Continua após a publicidade

Publicidade