Esta casa de 240 m² foi originalmente projetada pelo arquiteto Jorge Zalszupin, ícone do modernismo brasileiro, mas, em 2020, recebeu um projeto de renovação do escritório Meireles Pavan arquitetura.
O arquiteto Brunno Meireles e sua equipe objetivaram reproduzir e respeitar o projeto original em seu layout, além de utilizar materiais e revestimentos da época para não desvirtuar o estilo da residência. Isso porque, apesar da casa estar no seu estado original de construção, não estava em consonância com o que foi desenhado por Zalszupin devido a algumas alterações durante o processo de construção.
Além da relação afetiva com a casa, o processo de estudar os projetos originais e entender suas soluções iniciais para aplicá-los foi um grande prazer para os profissionais envolvidos.
Sem nenhum estilo alheio que interferisse no resultado existente, os pisos de madeira do térreo foram preservados e o novo piso de cumaru do pavimento superior foi tingido para atingir o mesmo tom da madeira original.
Já o piso de ardósia presente em algumas áreas do térreo foi substituído por um leve terrazzo feito à mão, trazendo maior clareza ao espaço. A opção pelo uso do terrazzo feito com seixos de rio (existente na casa) aconteceu porque o piso era muito utilizado na década de 1960, quando a casa foi construída.
Continua após a publicidade
Curtiu? Para ver mais fotos e detalhes, confira a galeria abaixo: