Base neutra, design assinado e vista para Niterói: veja este apê de 290 m²
O projeto é do escritório NOP Arquitetura, que transformou um pedaço da sala em home office sem perder a sua amplitude
Com 290 m², este apartamento está localizado na Praia do Ingá, em Niterói, e é a nova morada de uma jovem família. Eles moravam antes em uma cobertura própria e receberam uma oferta tentadora de vendê-la durante a pandemia. Decidiram então aproveitar a oportunidade e se mudar para um apartamento maior, de frente para a praia.
Logo, eles encontraram este imóvel, cujos quartos têm uma vista bonita e recebem muita luz natural. Para o projeto, realizado pelo escritório NOP Arquitetura, eles solicitaram um home office, mas sem abrir mão dos 4 quartos originais.
“Também pediram para preservar o piso em tábua corrida de todo o apartamento e de cerâmica Brennand na cozinha, e que as filhas compartilhassem o mesmo quarto, transformando o quarto vizinho em sala de TV e brinquedoteca“, dizem os profissionais.
Como principais mudanças realizadas, as portas da varanda foram removidas para integrá-la à área social, enquanto parte da antiga sala de jantar virou o home office do casal. Ele é delimitado com portas de correr em carvalho prata que permitem isolar o espaço quando necessário.
Na decoração, a maioria das peças é nova. Entre as peças de acervo dos moradores que foram aproveitadas, vale destacar, na área social, o par de poltronas Luís XVI, a mesa de madeira redonda na varanda (que era a mesa de jantar do apartamento anterior) e todas as obras de arte.
O quadro da pintora Djanira em destaque na estante, o croqui de Oscar Niemeyer no pilar com acabamento cimentado e o par de quadros coloridos do artista Eduardo Sued ao lado da papeleira antiga (esta, garimpada recentemente pelo casal) compõem o acervo.
Como eles adoram receber amigos e parentes em casa, os arquitetos transformaram a área social em um espaço bastante acolhedor, com home office integrado e área íntima totalmente isolada.
“Mesmo roubando uma parte da sala de jantar para criar o home office, a sensação de amplitude da área social não ficou comprometida”, ressalta Livia Ornellas. Segundo ela, o grande fio condutor do projeto da área social é, sem dúvida, a estante que se estende por toda a parede do estar com TV até encostar no janelão.
Já na varanda, o destaque é o grande banco de madeira ripada, que dobra na parede lateral para formar uma daybed, com jardim vertical ao fundo. No outro lado fica a mesa redonda de carteado, com apoio de bar embutido na estante, incluindo uma pequena pia com bancada de pedra, mini adega e cervejeira.
Com base neutra e a estante como fio condutor, o projeto recebeu paredes brancas, tapetes off white e pontos de cor nos quadros e almofadas. Somente o pilar central da sala, próximo à varanda, ganhou acabamento cimentado para valorizar o quadro que emoldura um croqui de Oscar Niemeyer.
“O que mais gosto neste projeto é a estante, que é o grande destaque da área social e define todo o layout e a transição sutil entre os ambientes do espaço”, avalia Lívia.
Curtiu? Confira abaixo mais fotos e detalhes: