De chiclete à sangue: como remover manchas difíceis de tapetes

Para não estragar a peça, saiba como a higienização deve ser feita em diferentes casos

Por Redação Atualizado em 8 abr 2022, 20h50 - Publicado em 25 mar 2022, 13h00
Tapete
RODNAE Productions/Pexels

Conseguindo compor com a decoração de um ambiente e, ao mesmo tempo, aquecer e deixar diferentes espaços mais aconchegante, os tapetes são os queridinhos em muitos lares.

Entretanto, eles exigem uma atenção especial na manutenção e higienização, uma vez que encharcar as fibras pode resultar no estrago do material. E, por se tratar de um item que fica mais exposto à sujeira, é fundamental saber quais tipos de produtos podem ser utilizados para remover as mais diversas manchas, sem danificar seu tecido e estrutura.

Limpando tapete
Adobe Stock/Reprodução

Um dos passos fundamentais é limpar a região manchada logo após o ocorrido, pois evita que a peça absorva a umidade, fazendo com a sujeita escorra para a base, onde proliferação de microrganismos maléficos e o desenvolvimento de odores indesejáveis acontecem.

Abaixo, Camila Shammah, gerente de produtos da Camesa, traz algumas dicas de como realizar o procedimento, segundo cada tipo de mancha. Confira:

Esmalte

Limpeza de tapete manchado

Neste caso, não pense duas vezes para remover a mancha assim que sujar, uma vez que o produto pode estragar alguns tipos de tapeçaria. A dica é tirar o esmalte passando acetona.

Aplique um pouquinho da solução no local e comprima um papel toalha em cima para absorver. Se preferir, molhe um pano com o líquido e o pressione sobre o esmalte, para ter certeza que não está depositando quantidades grandes demais no tapete. Caso o esmalte não saia, passe a acetona quantas vezes forem necessárias, sem espalhar. Em seguida, use detergente com água morna para assegurar que toda a acetona e esmalte foram retirados. Para finalizar, seque com papéis toalha.

Tinta de cabelo

Mancha de tinta em tapete

Nem todo mundo pinta o cabelo no salão, muitas pessoas optam por realizar o procedimento em casa – o que é ótimo para o bolso, mas nem tanto para os seus tapetes.

Se a tinta cair, o conselho é fazer uma mistura com uma colher de detergente, uma de vinagre branco e dois copos de água morna. Depois, esfregue a região utilizando uma esponja e a solução e passe um pano seco.

Continua após a publicidade

Veja também

Chiclete 

Limpeza de tapete manchado

Até agora falamos só sobre produtos líquidos, mas e uma goma de mascar? Para retirá-la da sua peça basta endurecê-la com um cubo de gelo e, como uma colher, raspar o doce para fora.

Atenção: não encoste o gelo diretamente no tapete, a água dificulta a eliminação!

Bebida Alcoólica 

Mancha de vinho em tapete

Ao derramar vinho, cerveja ou alguma outra bebida, tire o excesso com um papel toalha e depois pulverize sobre a sujeira uma mistura de um copo de vinagre com duas medidas de água fria. Outra dica é colocar uma porção de sal em cima, lavando a região com água e sabão logo em seguida.

Óleo 

Tapete

Pingue algumas gotas de detergente líquido sobre o local manchado e esfregue com uma escovinha. Cubra a área com uma pequena quantidade de água morna e, por fim, passe um pano.

Não se preocupe caso crie espuma, basta ir enxugando até que o lugar esteja relativamente seco. Porém, fique atento para realizar a higienização com pouco detergente e água, sempre conferindo se o óleo deixou algum resíduo e repita o método se necessário. Deixe secar naturalmente.

Sangue 

Limpeza de tapete manchado

Em caso de sangue, a limpeza pode ser feita de duas formas: se ainda estiver úmido, use apenas água fria, mas se tiver seco, combine água fria com pó amaciante de carnes em partes iguais. Proteja a superfície e deixe agir por 30 minutos, antes de limpar com uma esponja molhada. Para evitar que a peça fique com um aspecto desgastado, remova a mancha o mais rápido que conseguir.

Seguiu todas as dicas, mas a sujeira continua presente no tapete? Peça ajuda de especialistas em limpeza profissional.

Continua após a publicidade

Publicidade