Casa Created with Sketch.

Como remover manchas de diferentes tecidos

A remoção de manchas é um processo crítico da lavagem e pode contribuir para a conservação das peças

 (Dan Marc Appliance/Reprodução)

Nada mais comum do que você estar comendo e derrubar o alimento ou molho na sua roupa; ou, para quem tem crianças, que elas se empolguem na brincadeira e a roupa seja a grande vítima disso. Mesmo com as diversas técnicas para manter as roupas bem cuidadas por mais tempo, as manchas continuam sendo um dos grandes problemas que podem acontecer.

 (Tenor/Reprodução)

O ideal é que sejam combatidas imediatamente para que não penetrem na peça e tornem sua remoção ainda mais complicada, mas, dependendo do tecido, existem tratamentos diferentes para as manchas e saber disso pode salvar aquela sua peça de roupa favorita.

 (Annie Spratt/Unsplash)

Na hora de lavar uma roupa que tenha sido manchada, a máquina de lavar pode ser a opção mais prática e geralmente as pessoas separam suas peças pela cor e até se atentam ao tipo de mancha. Porém, prestar atenção também ao tecido e às informações disponíveis na etiqueta, pode evitar que suas peças sejam danificadas, encolham ou até mesmo fiquem ainda mais desbotadas após uma tentativa de remoção de manchas.

Sabendo disso, Vanish, marca especialista em cuidados com as roupas, trouxe dicas para remover manchas de diferentes tecidos. Confira abaixo:

Algodão

 

 (Tenor/Reprodução)

O algodão é um tecido versátil e confortável, que pode ser usado durante todo o ano, e é conhecido como o tecido mais comum para confecção de roupas. É fácil de lavar e, na maior parte das vezes, pode ser levado à máquina. Em casos de peças mistas com outros tecidos, é importante se atentar às informações contidas na etiqueta.

Deve-se fazer um pré-tratamento ou molho para minimizar a mancha, seguindo o modo de uso contido no rótulo do seu tira-manchas, e colocar a peça normalmente na máquina de lavar em seguida.

Denim

Denim é um tecido derivado do algodão bastante famoso. Por meio de uma técnica especial de entrelaçamento de fios, o tecido se torna mais resistente e é amplamente usado na confecção de jeans e jaquetas.

 (Maude Frédérique Lavoie/Unsplash)

Para retirar manchas desse tipo de tecido, a prática mais comum também é o pré-tratamento e o molho de até duas horas (para não correr o risco de desbotar) e, em seguida, a peça pode ir para a máquina de lavar normalmente. Para manter a durabilidade do tecido não é recomendado passar escovas e esponjas, nem mesmo para remoção de manchas.

Seda

A seda é um tecido natural suave e muito delicado. Por isso, na hora da lavagem o cuidado precisa ser redobrado e não é recomendado que peças desse tecido sejam lavadas em máquina de lavar. Por isso, cheque sempre a etiqueta e, na dúvida, lave a mão.

 (Reprodução/House Beautiful)

Deixar a peça de molho também não é uma boa prática, já que pode prejudicar a qualidade da seda. Para remoção de manchas neste tipo de tecido, prefira lavar à mão e individualmente, aplicando o tira-manchas de sua escolha, com fórmula sem cloro e que não danifica o tecido e nem as cores.

Linho

 

As roupas de linho são feitas de uma fibra natural fabricada a partir do caule da planta de linho e é naturalmente um material bastante macio. Por ser um tecido suave, o linho não pode ser manipulado de maneira abrupta, por isso, ao levar à máquina de lavar, escolha ciclos específicos para roupas delicadas.

Para a remoção de manchas em linho, opte pela remoção imediata da mancha, já que a mancha seca será muito mais difícil de remover e a abrasão do tecido pode danificá-lo.

Veja também

 

 (Dan Gold/Unsplash)

Como outros tecidos delicados, a lã exige um cuidado redobrado na hora da lavagem e remoção de manchas. O primeiro passo é ler a etiqueta para entender se a peça pode ou não ir para a máquina de lavar, pois peças de lã podem encolher na máquina e serem danificadas por produtos muito agressivos. Lembre-se de não esfregar e nem lavar com a água quente para não encolher ou danificar a lã e, claro, de fazer o teste de resistência.

Cetim

O cetim é um tecido liso, brilhante e que apresenta uma textura sedosa, por isso geralmente é usado na confecção de vestidos, lençóis e acessórios de luxo. Pode também ser misturado com outros tecidos e ter diferentes cores.

 (House Digest/Reprodução)

Para uma lavagem correta e segura desse tipo de peça, leia atentamente as informações contidas na etiqueta, tente fazer a remoção da mancha o mais rápido possível e, se necessário, leve a peça para uma lavagem profissional.

Nylon

O Nylon é uma fibra sintética bem versátil e durável, normalmente utilizada na confecção de roupas, lençóis e capas. São peças fáceis de serem lavadas em máquina e de cuidar, ficando limpas e secas sem nenhum esforço extra.

 (Polina Tankilevitch/Pexels)

Para remoção de manchas em peças confeccionadas neste tipo de tecido, cheque a etiqueta da peça e evite utilizar produtos à base de cloro, já que podem danificar o tecido. Além disso, adicione a medida indicada no rótulo do tira-manchas em um ciclo normal de lavagem da sua máquina.

Poliéster

O poliéster é um tecido sintético coringa e tem uma ampla variedade de uso devido a sua capacidade de não amassar com facilidade, como acontece com outros tecidos. É bastante resistente, mas ao mesmo tempo macio e suave. Geralmente é misturado com outras fibras naturais, gerando tecidos mistos.

 (Tenor/Reprodução)

O poliéster é fácil de lavar e geralmente pode ser levado à máquina. Para manchas difíceis de serem removidas de peças de poliéster, é possível fazer um pré-tratamento ou molho com o tira-manchas e depois lavar normalmente adicionando uma colher dosadora do tira-manchas ao processo de lavagem.

Atenção à etiqueta!

 

 (Sou de Algodão/Reprodução)

Para maior cuidado com as peças de diferentes tipos de tecido, lembre-se sempre de olhar a etiqueta, se atentando às indicações de lavagem e restrições da peça. Antes de usar o produto faça o teste de firmeza das cores e resistência dos tecidos.

Além de lavar diferentes tipos de tecido e cores separadamente, garantindo que as peças estejam recebendo uma lavagem adequada e prevenindo que outras roupas soltem tinta e manche alguma peça.

Comentários

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.