Apê de 187 m² ganha ateliê de artesanato e muita personalidade com reforma
O projeto, assinado pela arquiteta Cristiane Schiavoni, buscou trazer os gostos dos moradores para a decoração
A missão que a arquiteta Cristiane Schiavoni – à frente do escritório que leva seu nome – recebeu dos moradores era: renovar o imóvel de 187 m²que já habitavam há mais de 10 anos, em São Paulo, transformando em um novo lar onde eles sentissem a expressão de suas personalidades em cada ambiente.
Ao assumir a reforma, a profissional definiu o que poderia ser preservado e valorizado no novo projeto. Ela manteve o piso de mármore, os espelhos existentes no hall e os armários embutidos. “Não faz sentido algum trocar por trocar. Como profissional, nosso olhar deve trazer novos contextos para aquilo que já existe e que pode integrar uma nova história. Muitas vezes, tudo é questão de trazer uma roupagem diferente e que atenda o que é esperado”, revela Cristiane.
A sala de estar ganhou um novo layout, mais integrado, contando com jantar, uma área gourmet (com direito a um balcão desenhado exclusivamente para o projeto), com direito à churrasqueira, e um discreto home office para as atividades profissionais do morador. No living, o amplo sofá verde musgo, que agrega uma deliciosa estrutura de chaise, protagoniza o ambiente.
Também foi incorporado um painel vazado que cumpriu duas funções: além de preservar o home office, o vão recebeu o suporte giratório para a TV, que pode ter sua face direcionada para os dois ambientes.
Veja também
- Apê de 185 m² todo integrado ganha banheira e closet na suíte principal
- Reforma transforma projeto de 280 m² em apartamento-galeria
O home office foi articulado onde antes era a varanda. A marcenaria foi o fio condutor para a execução dos armários, a bancada de trabalho e os painéis que revestem as paredes. E se nas áreas sociais a paleta neutra ditou o décor, a sobriedade dos tons escuros foi a tônica para o escritório – tão primordial nos dias de hoje.
A cozinha surge como extensão da varanda gourmet, uma conexão valiosa, pensando na complementação que os ambientes exercem. “Ao mesmo tempo que está resguardada da movimentação de mais pessoas, os moradores podem preparar esses acompanhamentos do churrasco e realizar esse fluxo com muita tranquilidade”, explica a arquiteta.
Avançando para a ala íntima, o dormitório do casal traz uma atmosfera discreta e, ao mesmo tempo, muito primorosa. Na parede principal, a profissional substituiu o antigo papel de parede com uma mescla entre o revestimento cerâmico, com efeito 3D de pétalas, que foram elegantemente combinados com a cabeceira estofada.
O banheiro do casal foi uns dos espaços favoritos deste projeto! Segundo a arquiteta, anteriormente, os clientes contavam com um ambiente todo em mármore e ficavam frustrados com o uso de alguns produtos de limpeza que danificam os materiais com o passar dos anos. Agora, eles usufruem de uma verdadeira sala de banho sofisticada, distinta e resistente.
Para o dormitório da pequena Gigi, o projeto precisava ser do jeitinho que ela queria: delicado, espaçoso para receber amigas, confortável para estudar, mas que também a acompanhasse em todas as etapas de seu crescimento. A multifuncionalidade da marcenaria foi o segredinho para Cristiane executar toda a estrutura: a execução da cama com gavetões que guardam as roupas de cama, os nichos assimétricos iluminados com LED e a escrivaninha para as tarefas online.
Habilidosa nas artes manuais, a moradora conta com um ateliê para produzir suas peças em artesanato. Coube à arquiteta adaptar a iluminação e renovar a parte interna dos armários onde guarda os materiais que utiliza, bem como a troca de todos os acabamentos.
Curtiu? Veja todas as fotos na galeria abaixo!