Reforma de apê de 120m² integra a área social e incorpora balanço na sala

Assinado por Páprica Arquitetura, o projeto conta com 120 m², e fica no Humaitá, na zona sul do Rio de Janeiro

Por Redação Atualizado em 11 mar 2022, 16h08 - Publicado em 13 mar 2022, 13h00
Sala de estar integrada com varanda gourmet com balanço preso ao teto
André Nazareth/Casa.com.br

Uma família composta por um casal na faixa dos 35 anos (ele, engenheiro de computação; ela, servidora do Ministério Público), com um filho de três anos, se mudou para um apartamento maior, de 120 m², no Humaitá, na zona sul do Rio de Janeiro.

Sala de estar integrada com varanda gourmet com balanço preso ao teto
André Nazareth/Casa.com.br

Depois de pesquisar no Instagram alguns perfis de escritório de arquitetura, eles elegeram a Páprica Arquitetura para assumir o projeto de reforma e decoração da nova morada, recém comprada.

Lavabo
André Nazareth/Casa.com.br

No projeto desenvolvido pelo escritório – comandado pela arquiteta Nath Ornellas e seu sócio André Valente – todos os cômodos foram mexidos e ganharam decoração integralmente nova.

“Os clientes nos pediram uma cozinha mais espaçosa e integrada à sala e uma varanda gourmet com churrasqueira. Como eles nos pediram para privilegiar a vista do Cristo, demos a ideia de fixar um balanço de teto, próximo à janela da sala”, conta Ornellas.

Sala de estar integrada com varanda gourmet
André Nazareth/Casa.com.br

Entre as modificações na planta do imóvel, a dupla eliminou a dependência de serviço e, no lugar dela, projetou uma lavanderia, permitindo ainda aumentar a cozinha, que passou a ser integrada à sala. Já a varanda, que também foi integrada à sala, ganhou um balanço preso ao teto e, atendendo ao pedido do casal, foi transformada em uma área gourmet, com direito à churrasqueira elétrica e pontos de apoio de pia e cervejeira.

Continua após a publicidade

Veja também

“O projeto, como um todo, é uma combinação de cimento queimado, madeira, preto e cores fortes pontuais, criando uma atmosfera urbana e contemporânea, com ar sofisticado e imponente”, avalia Valente.

Sala de estar integrada com varanda gourmet com balanço preso ao teto
André Nazareth/Casa.com.br

Entre os destaques da sala de estar, vale mencionar, além do balanço, a grande bancada “aérea” em laca cinza chumbo, fixada em toda a extensão da parede lateral, com diferentes alturas, ora assumindo a função de banco (na sala de jantar) ora de aparador (na sala de estar com tv).

Cozinha
André Nazareth/Casa.com.br

Na varanda integrada à sala, o destaque fica por conta da combinação da cor azul petróleo com a madeira freijó, que trouxe mais personalidade e aconchego ao espaço. Já na cozinha, a bancada (em quartzo branco) voltada para a sala e o backsplash no mesmo material deixaram o ambiente visualmente mais leve.

Por fim, no quarto infantil o ponto alto é a parede bicolor – cinza embaixo e verde em cima.

Confira todas as fotos do projeto na galeria abaixo! 

Continua após a publicidade

Publicidade