Apê de 106 m² usa móveis multifuncionais para ganhar espaço e estilo

O projeto, assinado pelo DZ Studio, não podia fazer alterações estruturais, mas transformou espaços apertados em um lar amplo

Por Redação Atualizado em 1 ago 2021, 23h10 - Publicado em 2 ago 2021, 13h00
Sala integrada com varanda. Mesa cinza com cadeiras cinzas. Duas poltronas verdes ao fundo sobre tapete cinza. Piso vinílico em tom madeira. Luminária de esferas prateadas.
Julia Ribeiro/Casa.com.br

O grande desafio do projeto deste apartamento de 106 m² é que o prédio em que ele está é todo em alvenaria estrutural, então os arquitetos do DZ Studio não podiam fazer nenhuma alteração estrutural nem na parte elétrica, mas precisavam criar um lar amplo e aconchegante para uma mãe com duas filhas.

“Elas queriam um apartamento amplo, confortável para receber os amigos e prático. Não mudamos nada em termos estruturais, mas tivemos que encontrar soluções para cada detalhe”, contam os arquitetos.

Duas poltronas verdes. À esquerda parede vazada conectando estar e sala de TV. Varanda gourmet ao fundo
Julia Ribeiro/Casa.com.br

O primeiro passo foram estudos de layout para poder acomodar todas as necessidades das moradoras. Ao final, chegou-se à conclusão de que a melhor opção seria integrar sala e sacada, fechando-a com vidros e nivelando o piso.

Living com sofá cinza. Mesa de jantar cinza do lado inferior direito. Balcão com vaso e bebidas apoiado em parede espelhada. Porta para a cozinha
Julia Ribeiro/Casa.com.br

“Como não era permitido quebrar paredes nem fazer alterações elétricas, todas as mudanças foram pensadas com muito cuidado. Usamos painéis em mdf para solucionar essas questões e conseguir chegar a todos os pontos nos locais necessários”, relatam os profissionais.

Veja também

O estilo é contemporâneo com elementos neutros e atemporais. A base da paleta de cores é o cinza grafite e gianduia, complementadas com pontos de verde no mobiliário. Os revestimentos são em tons amadeirados imitando um ripado; para a sacada o tijolinho fendi foi a escolha.

Canto alemão com mesa cinza e cadeiras cinzas. Parede espelhada à esquerda. Quadro sobre parede à frente. Luminária com esferas prateadas.
Julia Ribeiro/Casa.com.br
Continua após a publicidade

A sala de jantar conta com um canto alemão com banco tipo baú, que serve tanto para receber convidados quanto para armazenamento. Esse móvel foi desenhado pelo escritório especialmente para o projeto. Outro móvel que economiza espaço é o sofá retrátil da sala de TV super confortável e perfeito para maratonar aquela série.

Por ser um ambiente compacto, a cozinha recebeu um grande armário do lado oposto da bancada, já existente, que serve como despensa e apoio para a lavanderia.

Cozinha com armários cinzas

Todos os três quartos possuem cama de casal, porém cada um foi planejado de acordo com as possibilidades da metragem; no quarto da caçula há um espaço para estudos com uma escrivaninha suspensa por uma estrutura metálica que também funciona como apoio para cama; no quarto da mais velha, bem compacto, a solução foi um armário com mesa de cabeceira embutida.

Banheiro com espelho ocupando metade da parede. Parede inferior com revestimento em porcelanato que simula madeira ripada. Cuba geométrica em formato cúbico branca
Julia Ribeiro/Casa.com.br

No quarto principal, os destaques são os nichos nas laterais do armário do closet e as mesas de cabeceira suspensas. Já para os banheiros, os profissionais seguiram um mesmo estilo: uso de porcelanato amadeirado ripado, trazendo um efeito de painel em madeira bastante aconchegante.

Gostou? Veja mais fotos na galeria abaixo:

 

Continua após a publicidade

Publicidade