Apartamento moderno de 60m² é prático e confortável
O projeto é das arquitetas Renata Assarito e Camila Marinho, do Studio M&A Arquitetura
Este apê é um projeto realizado por Renata Assarito e Camila Marinho, arquitetas do Studio M&A Arquitetura, que buscou valorizar e aproveitar todos os espaços de um apartamento de 60m², localizado no Condomínio Central Park, em Barueri.
“Os clientes moravam em um apartamento maior antes de se mudarem, estavam acostumados com espaços extensos, então o nosso desafio foi conseguir encaixar tudo o que eles queriam em um imóvel menor e com ambientes mais compactos”, relatou Renata.
O famoso termo “menos é mais” foi muito bem aproveitado, mas sempre em equilíbrio com os desejos dos clientes. Um cantinho de bebidas, local para home office, banheiro para cada um do casal, closet, suíte aconchegante e espaçosa, jardim vertical, canto do café e da leitura e uma cozinha moderna foram elementos encaixados no planejamento.
“Para ganhar amplitude, o projeto integrou toda a área social. Demolimos a parede entre a sala e cozinha, removemos a porta e nivelamos a varanda. Para intensificar a sensação de um apartamento maior, utilizamos espelhos próximo à mesa de jantar. Além disso, aumentamos o quarto do casal, transformando o segundo quarto em um closet e espaço para home office“, contou o Studio.
Sendo assim, o apartamento, que originalmente tinha dois quartos, ficou com uma suíte grande, com closet e escritório.
Veja também
- Reforma deixa apê de 60 m² mais jovem com tijolinhos e mix de estilos
- Tons neutros e estilo clean: confira o projeto deste apê de 140 m²
Para os banheiros, as arquitetas explicaram: “Normalmente, a reforma de um banheiro acaba encarecendo muito, então optamos por manter os revestimentos e pedras entregues pela construtora e investimos em uma marcenaria colorida e metais mais bonitos. Tudo isso deu um charme bem legal, além de diminuir o custo.”
As cores tiveram papel fundamental para deixar o apartamento maior e com um ar aconchegante. O tom crômio foi aplicado em todo os ambientes, pois é neutro e se inclina para o cinza – o que também ajuda na sensação de amplitude.
No quarto, um “azul mantra” toma conta do cômodo, para trazer romance junto com as boiseries na parede.
Gostou? Veja mais fotos na galeria: