8 maneiras de mudar o piso sem quebra-quebra
Aproveite as ideias para renovar a decoração e o estilo de sua casa sem transformá-la em um canteiro de obra
A cena é a seguinte: você tem uma sala maravilhosa, uma cozinha espetacular ou um hall convidativo, mas o piso de sua casa está defasado. O que fazer? Como repaginar o piso sem ter que encarar uma grande reforma?
Nesta matéria, reunimos 8 dicas da plataforma Habitissimo, especializada em serviços de médias e grandes reformas, que listou um leque de opções para você mudar sua casa sem transformar o ambiente doméstico em um grande canteiro de obra.
1. Piso vinílico
Segundo a plataforma habitissimo, existe um antes e um depois quando falamos em piso de madeira, desde que o piso vinílico entrou no mercado. No início, somente oferecia a versão adesiva (com colas especiais). Mas, agora também podemos encontrar com sistema de clic.
Assim, temos acabamentos com maior ou menor realismo e com mais ou menos garantia. Existem autênticas maravilhas por preços bem em conta. Em troca oferecem um acabamento duradouro, ideal para quem tem crianças e pets em casa, resistente a umidade e ao fogo.
Sua grande vantagem, quando comparado a muitos pisos laminados, é que alguns modelos podem ser usados em cozinhas ou banheiros.
Além disso, devido a sua fina espessura, muitas vezes não é necessário ajustar o tamanho das portas. Claro, é primordial que seja instalado sobre um piso sem irregularidades ou previamente nivelado. Dessa forma, ficará perfeito e poderá durar por muitos anos.
2. Laminados
A aparência é muito parecida com a do piso anterior. Esse tipo de piso é perfeito para apartamentos, casas e também locais comerciais, sempre que não exista problemas de umidade e o acabamento desejado seja similar ao oferecido por um piso de parquet.
A variedade desse material é extensa em qualidade e preço. Sua espessura varia entre 6 mm e 12 mm (o que pode exigir que as portas sejam adaptadas).
São econômicos e fáceis de instalar (na maioria das vezes, contam com sistema click e são aplicados sobre uma manta). Além disso, são muito duradouros. Mas é preciso considerar se o produto escolhido é adequado para áreas úmidas, como banheiros e cozinhas.
3. Cimento queimado
O cimento queimado é um material totalmente em alta, que está ganhando muitos adeptos por sua grande versatilidade. Válido para estabelecimentos, hotéis, áreas exteriores ou interiores. É um material capaz de mudar a aparência de qualquer espaço em poucas horas, e com alta resistência ao desgaste.
Sua aplicação requer ajuda profissional, mas a boa notícia é que com ele você terá um piso novo em dois dias, sem retirar nenhum saco de escombro e sem quebrar um ladrilho. De fácil manutenção por não ter juntas, requer apenas água e sabão neutro na limpeza. E tem mais: ele também pode ser utilizado nas paredes e móveis de alvenaria.
4. Repaginada com pintura
Nem todos os pisos podem ser renovados somente com uma demão de tinta. Mas, se estiver em boas condições, pintar o piso é uma maneira muito econômica de mudar o visual e mantê-lo por mais alguns anos. A tinta a ser escolhida depende do material de base a ser pintado.
Nosso conselho é pesquisar com um consultor em uma loja de tintas ou diretamente com um bom profissional. Em geral, costuma-se recomendar-se a tinta epóxi depois de uma camada niveladora, para ocultar as juntas e criar o efeito de pavimento contínuo.
Lembre-se: se for pintar sobre cimento ou concreto, é preciso deixar juntas de dilatação para que a pintura não levante. Pintar pisos antigos de madeira costuma gerar bons resultados, especialmente com boa técnica e tinta de primeira qualidade.
5. Piso de PVC, o mais econômico
Impermeáveis, antideslizantes, silenciosos e com um design bonito. Os pisos de PVC imitam todo tipo de acabamentos e formas e são instalados em poucas horas. Sua grande vantagem é o preço e a instalação simples.
A principal desvantagem é que estragam com facilidade e são sensíveis a arranhões e abrasão. Mas, com um pouco de cuidado, esse tipo de piso pode oferecer um excelente resultado se a intenção é esperar para investir em um piso de maior durabilidade futuramente. Uma opção que pode ser interessante para casas alugadas ou de veraneio.
6. Resina epóxi, o piso sem rejuntes
A resina epóxi pode ser outra excelente forma de transformar seu piso, podendo ser aplicada sobre diversos tipos de materiais. São eles: metal, cerâmica, porcelanato e pedras em geral, além de azulejo, contrapiso, concreto e cimento queimado.
Não é aconselhado aplicar sobre assoalho de madeira, pois esses podem se soltar com o tempo danificando o material. Em ambientes integrados e amplos apresenta um ótimo resultado, pois proporciona um acabamento contínuo, liso, de grande beleza e sem qualquer tipo de emenda.
7. Cerâmicas ou porcelanatos
As cerâmicas e os porcelanatos podem ser aplicados sobre elas mesmas e também existem modelos de 3 mm de espessura, sem interferir muito no nível do cômodo a ser repaginado. Para esse tipo de revestimento também existe uma infinidade de cores, modelos, texturas. Há inclusive versões que imitam outros materiais, como madeira, cimento queimado e mármore.
8. Decks modulares de madeira
Uma forma incrível de renovar terraços, sacadas, varandas ou quintais sem muito trabalho é instalando decks modulares de madeira ou resina.
São resistentes, muito fáceis de instalar (com sistema click ou de encaixe macho-fêmea), antideslizantes e de baixa manutenção. São pisos versáteis, que resistem a umidade, a água e vêm com proteção UV. Uma ótima opção tanto para interiores quanto para exteriores.
Por fim, seja qual for o novo revestimento escolhido, não deixe de contratar especialistas no assunto. Assim você garantirá um serviço de qualidade e evitará possíveis danos à sua casa.