Review: monitor Samsung te leva do Netflix ao Word sem ligar computador
Este novo conceito de monitor é a central multimídia que seu home office está precisando
O home office se tornou uma realidade para muitos durante a pandemia. E esse parece ser um regime de trabalho que veio para ficar. Pensando nisso, a Samsung lançou o primeiro monitor smart do Brasil, o Samsung M5 24. Um aparelho que se propõe a melhorar a experiência multimídia de quem trabalha e estuda em casa, mas também gosta de assistir uma seriezinha na hora do almoço. Ninguém é de ferro!
A Samsung enviou um exemplar do aparelho para a Redação dao Casa.com.br testar. Confira como foi nossa experiência:
Design intuitivo e prático
A primeira coisa que impressiona antes mesmo de abrir a caixa é a leveza do produto. Com 24”, o M5 não é uma tela pequena, mas ainda assim não é pesado. O que facilita na instalação. O aparelho vem acompanhado por uma fonte de energia, um suporte e um controle remoto.
O design do monitor é bem clean e neutro, podendo se integrar em qualquer ambiente. A parte de trás do aparelho guarda a entrada para a fonte de energia, duas entradas HDMI e uma entrada USB. Por meio desta, inclusive, é possível conectar um combo de teclado e mouse.
Ao ligar o monitor, o usuário se depara com uma interface simples e intuitiva. O sistema operacional é o já tradicional Tizen, o mesmo que roda nas TVs Smart da Samsung desde 2015. Por meio da barra inferior, utilizando o controle remoto ou o celular, é muito fácil navegar entre os aplicativos e entradas do monitor.
Para trabalho e diversão
Netflix, Amazon Prime, HBO Go, Spotify, todos os serviços de streaming ficam à mão. Além disso, a maior vantagem deste sistema são as possibilidades de conectividade sem fio. É possível se conectar com PC ou Mac, Android ou Iphone, sem necessidade de cabos.
Outra vantagem é o Microsoft 365 já vir integrado, ou seja, dá para trabalhar seus documentos sem ter de acionar nem outro aparelho. E quem tem um celular Galaxy ainda pode utilizar o Samsung Dex, que deixa a interface do celular parecida com a de um desktop e projeta a tela no monitor. Desta forma, seu smartphone pode fazer as vezes de um computador!
Os únicos poréns que notamos nestes quesitos são que nem todo modo de conexão é fácil de realizar – ainda que o sistema mostre o passo-a passo de como fazer cada um deles. Fora isso, o Microsoft 365 apresenta um pouco de lentidão às vezes, assim como espelhamento da tela do celular, que gera um pequeno delay na imagem.
Já a experiência de ver filmes e séries no M5 é muito satisfatória. A imagem full HD tem bom brilho e contraste, enquanto que os alto-falantes embutidos trazem um qualidade de som agradável. O LCD é do tipo IPS, ou seja, a tela não gera tanto reflexo e, além disso, tem um modo que filtra a luz azul, ideal para quem fica longas jornadas em frente a ela.
Claro que estamos falando de um monitor, não uma TV, logo trata-se de um aparelho que pensamos ser melhor aproveitado em ambientes pequenos.
Vale a pena?
“Com o aumento do trabalho remoto e também do ‘homeschooling’, o monitor passou a ser de toda a família e usado para múltiplas funções. Então, por que não adaptar o monitor como uma ferramenta apropriada para todas essas tarefas?” questiona Kauê Melo, diretor da divisão de B2B e monitores da Samsung Brasil, ao explicar a proposta do smart monitor.
De fato, o M5 atende a esta demanda. Funciona muito bem como tela principal ou secundária do home office e rapidamente pode se tornar uma central de entretenimento. Tudo isso integrado com outros dispositivos inteligentes. Nós da redação do Casa.com.br adoramos! E você, quando vai dar este upgrade no seu escritório?