Esta “bicicleta” de escalar árvores ajuda a combater o desmatamento

O veículo permite que a população colha os frutos de Buriti das palmeiras sem a necessidade de derrubá-las

Por Redação Atualizado em 25 abr 2022, 23h02 - Publicado em 27 abr 2022, 19h00
Bicicleta vertical
Reprodução/Designboom

Todos os anos, na Amazônia peruana, mais de 1 milhão de árvores são derrubadas para colher o fruto do Aguaje ou Buriti. O fruto, conhecido por ter alto teor de vitamina A, cresce em palmeiras de até 35 m de altura, o que dificulta o acesso e, portanto, o corte fácil.

Como a extração ilegal de madeira continua colocando a Amazônia em risco, a Ogilvy Perú criou a Vertical Bike, um veículo que usa um motor Honda para ajudar os agricultores da comunidade nativa a colher a fruta sem prejudicar a árvore.

Trabalhador subindo palmeira com a bicicleta
Reprodução/Designboom

“Nossa comunidade tem lutado contra a derrubada indiscriminada do Aguaje”, disse Mariluz Marayari, ativista comunitária de Parinaris da selva amazônica. “Nosso povo se estabeleceu nesta terra por muitos anos e queremos protegê-la.”

Continua após a publicidade

Trabalhador colhendo Buriti no topo da palmeira com a bicicleta
Reprodução/Designboom

Por causa da colheita do Aguaje, a Amazônia peruana vê cerca de 800.000 estádios de futebol profissional cheios de palmeiras destruídos anualmente.  “A Vertical Bike é uma criação única que decorre do nosso compromisso de proteger nossa terra”, disse Yasu Arakaki, diretor de criação da Ogilvy Peru.

Trabalhador carregando bicicleta nas costas
Reprodução/Designboom

“A grande conquista que torna esta peça única é que deixamos de lado as motosserras e usamos seus motores para construir a Bicicleta Vertical, transformando parte do problema em solução. Esta máquina permite subir os 35 metros da palmeira em apenas 30 segundos, é fácil de transportar pela selva e tem capacidade para suportar até 90 kg.”

*Via Designboom

Continua após a publicidade

Publicidade