Review: Google Wifi é o bff de quem trabalha de casa

Novo roteador do Google é uma boa opção para quem precisa de uma Internet mais estável e potente em casa

Por Redação Atualizado em 7 dez 2021, 16h12 - Publicado em 10 dez 2021, 19h00
Google/Casa.com.br

Desde 2020, o trabalho remoto tem sido a realidade de muita gente. Somente agora, com as vacinações, que as atividades presenciais estão retornando ao normal aos poucos (mas lembre-se de manter os cuidados, usar máscara e fazer distanciamento social mesmo com as vacinas, hein?). Mesmo assim, o home office já mostrou que veio para ficar.

A grande questão de trabalhar em casa é a estrutura. Ter um local apropriado, com móveis confortáveis, uma mesa organizada e um espaço silencioso são fatores que garantem um bom rendimento e uma jornada de trabalho saudável. E tem a questão da Internet. Sim, quem não já passou o estresse de não conseguir acompanhar uma reunião, responder um e-mail, assistir uma aula ou abrir um arquivo porque a Internet de casa simplesmente decidiu não funcionar?

Google/Casa.com.br

Muitas vezes o problema não é com o tamanho do seu pacote, ou com a velocidade da conexão. Dependendo da planta da sua casa, existem cômodos em que o Wifi não vai conseguir chegar de forma adequada por causa de uma parede, espelho ou mesmo da distância do roteador. Aqui, entram os chamados repetidores de sinal, que ajudam a “carregar” a conexão até os cantos da casa.

A repórter que vos escreve testou vários repetidores mas nenhum conseguiu dar conta de reuniões muito longas. As esperanças estavam se perdendo (estava considerando trabalhar num banquinho ao lado do roteador) até que a Redação do Casa.com.br recebeu o Google Wifi para testar.

O que é

 

Google/Casa.com.br

O Google Wifi – que chegou no Brasil no dia 14 de outubro – funciona como um segundo roteador. Ele utiliza a tecnologia mesh (que significa malha ou rede, em inglês) para fornecer uma conexão sem fio de alta potência e velocidade estável em todos os cômodos, inclusive nas chamadas “zonas mortas” – aqueles pontos cegos da casa em que o sinal fica muito fraco ou não chega.

Veja também

Para ampliar ainda mais a potência da cobertura, o roteador do Google foi desenvolvido com antenas de alto ganho e amplificadores poderosos, que tornam o sinal mais forte e de maior alcance e garantem uma distribuição melhorada do sinal. Um único Google Wifi conectado ao modem consegue distribuir internet para todos os ambientes em uma residência de até 110 m²!

Continua após a publicidade

Ana Harada/Casa.com.br

“Com o Google Wifi, os brasileiros terão uma conexão rápida e sem oscilações, graças ao
sinal poderoso que ele emite por toda a casa. Isso vai permitir que vários dispositivos conectados funcionem ao mesmo tempo, o que é o caso na maioria das residências hoje, já que as pessoas trabalham, estudam e se divertem em casa”, explica Vinicius Dib, Head de Devices do Google para a América Latina.

Como funciona

 

Ana Harada/Casa.com.br

Como a maioria dos produtos da Google, a instalação e utilização são super fáceis e intuitivas. Basta conectar o Google Wifi ao seu modem com o cabo que acompanha o dispositivo, instalar o aplicativo Google Home, cadastrar seu roteador com o QR Code que vem na parte inferior e pronto! A rede do Google Wifi aparecerá como uma rede separada da rede do seu modem e você pode criar uma nova senha para ela.

Até o momento, o Google Wifi funcionou muito melhor do que qualquer outra tentativa de melhorar a conexão no home office. O sinal é estável e suporta bem mesmo aulas online de longa duração. Qualquer problema de rede aparece como notificação no celular, o que é bastante prático. Além de tudo, o visual do produto é bastante elegante e discreto, o que permite que ele se encaixe perfeitamente em qualquer decoração.

Ana Harada/Casa.com.br

Por enquanto, talvez a grande desvantagem seja o preço, que é um pouco salgado. O Google Wifi está disponível em várias lojas com valores que variam de R$800 até R$900. Existem também opções de conjuntos, para quem tem uma casa muito grande.

Continua após a publicidade

Publicidade