Google dá passo em direção à inclusão com novo aplicativo

O Live Transcribe, disponível em mais de 70 idiomas, facilita a comunicação de pessoas com deficiência auditiva

Por Evelyn Nogueira Atualizado em 17 fev 2020, 15h42 - Publicado em 26 nov 2019, 22h46
Reprodução/Casa.com.br

A tecnologia chegou para revolucionar nossos relacionamentos e facilitar a vida do usuário no dia a dia. Milhares de empresas trabalham no desenvolvimento de novos aplicativos, plataformas, produtos, sites e outros para tornar isto possível. A Google, sempre inovadora, não fica para trás: já criou casa conectada, plataforma que permite “visitar” locais históricos pelo mundo, assistente pessoal e basicamente, qualquer coisa que você já tenha imaginado!

Divulgação/Casa.com.br

É justamente pensando na possibilidade e responsabilidade da comunicação, que a empresa estreia um novo aplicativo: o Live Transcribe. Trata-se de um aplicativo Android, feito para ajudar pessoas com deficiência auditiva, na interação diária.

Reprodução/Casa.com.br

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), até 2055, o mundo terá pelo menos 900 milhões de pessoas com perda auditiva. Para auxiliar no dialeto dessas pessoas, o Live Transcribe chega disponível em mais de 70 idiomas, e realiza a transcrição de fala e som para texto em tempo real.

Sagar Savla apresentando a novidade ao público Google/Casa.com.br

Com suporte bilíngue e rápida troca entre dois idiomas, o aplicativo permite conversas bidirecionais através da tecnologia. Microfones externos também se conectam com o dispositivo, a fim de melhorar a precisão da transcrição. O aplicativo ainda permite salvar as transcrições, que podem ficar salvas no dispositivo em até três dias.

Continua após a publicidade

A novidade beneficia não apenas pessoas com deficiência auditiva, mas também quaisquer usuários que necessitem de transcrições em tempo real. (Alô, jornalistas? Seus problemas acabaram! Nunca mais vamos passar horas e horas transcrevendo entrevista em áudio).

Maia Mau, head de Marketing de Android Google/Casa.com.br

O lançamento foi apresentado à imprensa no evento “Android Para Todos”, que celebra os 10 anos do sistema operacional no Brasil. Para Sagar Savla, coordenador de produto do Google Inteligência Artificial, a acessibilidade é essencial para o Android. “O Live Transcribe é um aplicativo gratuito, com o poder de democratizar o acesso à comunicação de um grupo da população que enfrenta taxas de desemprego muito altas. Com a tecnologia disponível nos Androids, agora esse público poderá ter mais oportunidade de inclusão no mercado de trabalho”.

Google/Casa.com.br

No mesmo evento, a Google divulgou uma pesquisa sobre o Android no Brasil. O resultado mostrou que os brasileiros consideram o sistema fácil de usar, acessível e democrático. Realizada online, a pesquisa registrou opinião de 2.480 brasileiros, de todas as regiões, com mais de 18 anos. Os dados comprovaram que o sistema esteve presente no primeiro aparelho de 85% do público.

Mais uma vez, a Google prova que é possível usar a tecnologia para o bem (tá feliz, Black Mirror?) e cumpre a missão de inovar sempre, com ferramentas que tornam as informações mais acessíveis.

Continua após a publicidade

Publicidade