Continua após publicidade

Google Maps estreia recurso de voz voltado a pessoas de deficiência visual

A inciativa permite instruções mais detalhadas durante o trajeto, que indicam melhor o afastamento da rota ou a distância para a próxima curva

Por Yara Guerra
Atualizado em 17 fev 2020, 15h43 - Publicado em 12 nov 2019, 13h46
(Divulgação/Casa.com.br)

A data 10 de outubro marca o Dia Mundial da Visão. Atenta a isso, a Google anunciou o lançamento de um recurso adicional que fornece orientação por voz mais detalhada às pessoas com deficiência visual.

A novidade inclui novos tipos de anúncios verbais durante as viagens a pé, que informam se uma pessoa está no caminho certo, quão longe está da próxima curva e em que direção está caminhando.

(Divulgação/Casa.com.br)

A ideia surgiu graças à iniciativa de Wakana Sugiyama, analista de negócios em Tóquio, que trabalha na Google e é parcialmente cega.

Continua após a publicidade

Além de informar aos usuários quando virar e estiverem se aproximando de um cruzamento, o novo recurso também vai avisá-los quando se afastarem acidentalmente da rua – garantindo, assim, uma maior segurança às pessoas de visão comprometida.

(Divulgação/Casa.com.br)

“Como uma mulher cega que vive em Tóquio, sei que andar por ambientes desconhecidos pode ser um desafio“, explica Sugiyama.

“Posso transitar facilmente entre a porta de entrada e minha mesa de trabalho; é uma viagem que faço regularmente e conheço bem”, diz. “Mas ir a algum lugar novo e desconhecido pode ser uma experiência intimidadora sem uma visão que lhe guie”.

Continua após a publicidade

A orientação por voz detalhada para navegação a pé começou a ser lançada no próprio dia 10, em ambos Android e iOS. No momento, o recurso está disponível em inglês (EUA) e japonês (Japão), com suporte para idiomas e países adicionais a caminho.

Para ativá-lo, é fácil: basta acessar as configurações no Google Maps e clicar em navegação. Na parte inferior da lista, pode ser encontrada a opção de ativar a “orientação por voz detalhada”, localizada sob o cabeçalho “opções de caminhada”.

Publicidade