Casa Created with Sketch.

Conheça soluções práticas e inteligentes de marcenaria nos interiores

Como protagonistas, elas otimizam espaços e promovem usos inovadores

Neste projeto do escritório Oliva Arquitetura, a continuidade do rack da TV deu vida à bancada de refeições rápidas e ainda atua como apoio para a mesa de jantar que fica na varanda.

Neste projeto do escritório Oliva Arquitetura, a continuidade do rack da TV deu vida à bancada de refeições rápidas e ainda atua como apoio para a mesa de jantar que fica na varanda. (Daniel Lee/Casa.com.br)

A marcenaria influencia a estética e funcionalidade da sua casa, principalmente se você busca aproveitar todas as superfícies e soluções práticas. Além de serem elegantes, oferecem uma variedade de cores, acabamentos e planejamentos personalizados, executados de acordo com o seu espaço e necessidades.

Projeto assinado pelo Studio Tan-gram

Projeto assinado pelo Studio Tan-gram (Estúdio São Paulo/Casa.com.br)

Sendo assim, a marcenaria inova com móveis exclusivos, para compor com a decoração e agregar na alta funcionalidade da rotina. Planejada ou sob medida, um mobiliário bem pensado consegue criar muitos locais de armazenamento, setorizar ambientes integrados e tudo isso com muita presença!

Deixe a criatividade fluir e viaje nas possibilidades dinâmicas de construir um cômodo. Precisa de inspirações para isso? Confira 6 projetos dos escritórios Oliva Arquitetura, Studio Tan-gram e Carina Dal Fabbro Arquitetura. 

Cozinha e área de serviço

 

Projeto Carina Dal Fabbro Arquitetura

Projeto Carina Dal Fabbro Arquitetura (Bruno Cardi/Casa.com.br)

Neste projeto, realizado pela arquiteta Carina Dal Fabbro, o objetivo era construir uma cozinha que transmitisse um ar de bossa praiano e a docilidade de memórias afetivas que o estilo vintage, dos armários e tom azul, proporcionam.

Para aproveitar a luz natural que entra pela área de serviço, que faz divisa com a cozinha, Carina posicionou uma estante com nichos assimétricos, substituindo a janela sem perder a privacidade e deixando tudo ainda mais charmoso. 

Despensa

 

Um grande painel amadeirado, do piso ao teto, foi elaborado para este apartamento com cozinha e sala integrada. Planejado por Claudia Yamada e Monike Lafuente, do Studio Tan-gram, o móvel unifica os ambientes, da cozinha à porta do lavabo. A marcenaria oferece aos moradores locais para guardarem todos os itens necessários, inclusive mantimentos.  

Área social integrada

 

Projeto do escritório Oliva Arquitetura

Projeto do escritório Oliva Arquitetura (Julia Ribeiro/Casa.com.br)

As arquitetas Bianca Atalla e Fernanda Mendonça, do Oliva Arquitetura, precisaram transformar um quarto de hóspedes numa sala de TV e, ainda, integrá-lo com a área estar.

Veja também

Projeto do escritório Oliva Arquitetura

Projeto do escritório Oliva Arquitetura (Julia Ribeiro/Casa.com.br)

A porta de correr, que se une a um painel ripado ao fechar, deixa o cômodo com mais privacidade e conforto, principalmente para quem está maratonando filmes ou séries. O mais incrível é que não foi necessário o uso de trilho no chão, auxiliando na estética do aposentos conectados e eliminando o risco de acidentes. O tom amadeirado presente aumenta ainda mais o bem-estar e aconchego.

Dormitório compacto

 

Projeto do Studio Tan-gram

Projeto do Studio Tan-gram (Estúdio São Paulo/Casa.com.br)

Em um espaço reduzido, todo armazenamento é bem-vindo, certo? As arquitetas do Studio Tan-gram, com isso em mente, buscaram alternativas para incluir mais armários nesta pequena suíte de casal.

E utilizar todos os cantinhos não necessariamente significa que é preciso eliminar peças comuns em dormitórios, como as mesas de cabeceira. Por isso, uma marcenaria que pode ser usada como mesa lateral e com muitos elementos práticos e funcionais foi adicionada.

Rack versátil 

 

Projeto de Carina Dal Fabbro Arquitetura

Projeto de Carina Dal Fabbro Arquitetura (Rafael Renzo/Casa.com.br)

Alinhe funcionalidade e beleza no ambiente. Neste apartamento de 57m², projetado por Carina Dal Fabbro, o rack da sala serve para guardar itens comuns, mas também louças especiais. O nicho ripado branco, na parte superior, esconde o ar-condicionado, suavizando o visual do cômodo.

Fios escondidos

 

Projeto Oliva Arquitetura

Projeto Oliva Arquitetura (Julia Ribeiro/Casa.com.br)

Quem não faz de tudo para esconder os fios dos aparelhos eletrônicos? Eles causam poluição e pesam a aparência do ambiente. Um móvel personalizado, com tomadas em seu interior, garantiu uma área de apoio limpa e otimizada.

Comentários

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.