8 plantas que se dão bem em locais úmidos, como o banheiro

Essas opções irão prosperar mesmo em cômodos escuros

Por Redação
Atualizado em 9 out 2024, 22h19 - Publicado em 27 out 2021, 19h00
Marcenaria verde abriga hall de entrada, nicho de TV e janela passa-prato neste apê. Projeto de Fabiana Cyon e Ana Paula de Castro. Na foto, banheiro com banheira solta, planta.
 (Fotos: Luiza Schreier/Produção Visual: Pualani di Giorgio/Divulgação)
Continua após publicidade

Torne o seu banheiro calmo e relaxante! Como fazer isso? Crie um spa tranquilo em casa com a adição de folhas verdes exuberantes. Além de serem conhecidas por suas propriedades de aumento de bem-estar, muitas plantas domésticas prosperam em ambientes úmidos, que podem ser prejudiciais para outras.

Casa de 110 m² mescla o contemporâneo com a tradição de Minas Gerais. Projeto Navarro Arquitetura para a CASACOR SP 2023. NA foto, banheiro com banheira, plantas e pedras.
(Denilson Machado, do MCA Estudio/Casa.com.br)

Evite selecionar mudas apenas pelo seu visual, pois isso pode te decepcionar, caso elas não funcionem nas condições presentes nesses cômodos – que muitas vezes podem ter iluminação insuficiente, especialmente em espaços menores ou em apartamentos. Leve isso em consideração na hora da compra.

Conheça as principais espécies que deveriam estar em sua lista:

1. Samambaia-americana

Mudas tropicais como as samambaias são uma das melhores para banheiros, graças ao seu amor pela umidade. Com suas folhas verdes arqueadas, a samambaia-americana também ajuda a filtrar as toxinas liberadas no ar por produtos de limpeza.

Elas irão florescer em uma área com sombra em uma sala iluminada, mas terão dificuldade em uma área seca, portanto, mantenha-as longe de radiadores.

2. Orquídeas

Continua após a publicidade

Outra espécie favorita para criar jardins internos em qualquer cômodo do lar é a orquídea. Como são tropicais, elas ficarão felizes no parapeito da janela do cômodo. Para estimular o florescimento das orquídeas, forneça fertilizantes líquidos e água uma vez por semana. Veja tudo sobre como cultivar orquídeas aqui!

3. Calatheas

Como vêm de climas mais quentes, as calatheas vão se sentir perfeitamente em casa na atmosfera desse espaço cheio de vapor – onde é provável que se expanda com o tempo e se torne um acessório substancial e espesso.

Também conhecida como cascavel, ela é originária do Brasil e prospera em uma temperatura de 16 a 21°C. Para propagá-lo, remova-o de seu pote, corte a raiz em porções grossas e bem enraizadas e recoloque-as em composto à base de argila com fertilizante ericáceo.

4. Monstera minima (rhaphidophora tetrasperma)

Continua após a publicidade

Uma versão menor da costela-de-adão, esta pequena adição é a atualização de tendência perfeita para suas ideias de cantinhos verdes.

Coloque em uma prateleira fora da luz solar direta – ela pode tolerar pontos de sombra, mas cresce melhor em uma sala que recebe bastante luz. Gosta de água e requer rega cerca de uma vez por semana.

Veja também

5. Maranta leuconeura

As folhas da maranta leuconeura tendem a se dobrar para cima à noite, como mãos em oração. Com estampas, elas atraem interesse para o banheiro, preferindo a luz solar indireta para evitar o desbotamento das folhas.

Continua após a publicidade

Lembre-se de que aprender quando e como replantar uma muda é uma parte essencial do cultivo e do cuidado com as espécies domésticas, então certifique-se de mover seu ramo para um vaso maior assim que precisar de mais espaço de cultivo.

6. Aspidistra elatior

Também conhecida como planta de ferro fundido, suas flores são imperceptíveis, mas os tufos de folhagem em forma de espada compensam isso. Coloque-o em um local parcialmente sombreado. Se você não for mantê-la em uma área úmida, certifique-se de borrifar a cada poucos dias para evitar que a folhagem fique marrom.

7. Sansevieria

Conhecida por lidar com o sol direto e condições de pouca luz, ela sobreviverá em banheiros escuros, mas o ideal é a luz solar e alguma sombra.

Continua após a publicidade

Por ser uma suculenta, armazena água em sua folhagem, portanto, não é necessário manter o solo úmido. Durante a estação de cultivo, regue quando o solo ficar seco ao toque, mas durante o inverno você só deve aguar uma vez por mês. Tenha cuidado com o excesso, pois isso pode causar o apodrecimento das raízes e da base.

8. Lírio-da-paz

Esta consegue tolerar manchas de sombra e adora umidade. Produz flores brancas durante o ano todo e confere uma presença calmante à sua residência. Os lírios-da-paz fazem tudo isso e purificam o ar dos contaminantes, frequentemente encontrados em nossos espaços.

A nebulização regular e pouca iluminação são bem aceitas, mas evite sol direto no verão. Como também é uma das melhores mudas de interior de baixa manutenção, é uma ótima opção se você costuma se esforçar muito para cuidar de planta. Veja como cultivar aqui!

Como escolher?

Apê de 90m² tem décor nórdico, com paredes brancas e armário aberto. Projeto de Bianca Da Hora. Na foto, lavabo azul com azulejos, cuba solta e espelho em formato orgânico. Plantas no banheiro.
(Luiza Schreier/Casa.com.br)
Continua após a publicidade

A primeira coisa que você precisa considerar ao escolher os melhores ramos para banheiros são as condições de luz. Embora alguns possam tolerar níveis mais baixos de claridade, não existem espécies domésticas que sobrevivam por muito tempo sem.

No caso de falta de iluminação natural, utilize luzes de cultivo para plantas de interior – existem designs elegantes que podem contribuir para a aparência do seu cômodo.

Projeto de Pietro Terlizzi. Na foto, banheiro com marcenaria rosa, armários aéreos espelhados, box de vidro, armário rosa, box revestido de azulejos rosa.
(Guilherme Pucci/Casa.com.br)

Você também precisará considerar o uso do banheiro. Por exemplo, em uma residência movimentada, onde o chuveiro ou banheira é usado todos os dias por vários membros da família, você descobrirá que os níveis de umidade serão muito mais altos do que se apenas visitas usassem ou se fosse uma suíte.

*Via Gardening Etc

Publicidade