Casa Created with Sketch.

As 14 flores mais fáceis de cultivar dentro de casa

Quem não ama decorar o lar com flores frescas? Além do espaço ficar mais bonito, elas também são importantes para o bem-estar dos moradores

 (Dmitriy Ganin/Pexels)

Como ficar em casa está se tornando uma opção de estilo de vida mais popular, cercar o espaço com vegetação é um movimento de autocuidado para a saúde física e mental. Por isso, tente sempre trazer o ar livre para dentro.

As plantas são as principais escolhas de quem procura montar um cantinho verde. Você provavelmente já conhece os benefícios, principalmente por purificarem o ar. Mas e as flores? Será que elas apenas cheiram bem e são bonitas ou possuem outras vantagens? Bora descobrir?

Benefícios do cultivo das flores dentro da residência:

1. Reduzem o estresse

 

 (Nida/Pexels)

Quem não possui uma rotina que muitas vezes causa estresse? Durante a pandemia, e com as novidades do home office e incertezas do futuro, isso pode ser bem frequente. Porém, a presença de mudas em locais fechados reduz significativamente isso.

2. Melhoram o humor

 

 (Gemma Evans/Unsplash)

Você já viu alguém ganhar buquês sem um sorriso no rosto? É por isso que continuamos dando e recebendo, pois as o humor fica mais positivo.

3. Aumentam a criatividade no local de trabalho

 

 (Polina Zimmerman/Pexels)

Outro benefício empolgante de tê-las ao seu redor é que aumentam a criatividade. Se você ou sua equipe precisam de um pouco de inspiração, considere adicionar um arranjo de flores ao seu espaço de trabalho.

Caso esteja de home office e procurando coisas que o motive, crie um cantinho verde. Você consegue gerar melhores ideias, resolver problemas e trabalhar de forma mais eficiente quando se encontra em um ambiente cheio de natureza.

4. Ajudam a curar

 

 (CHUTTERSNAP/Unsplash)

Uma pesquisa da Universidade Rutgers, de New Jersey, relatou um resultado interessante ao adicionar mudas nos quartos de 90 pacientes em recuperação. Os participantes do estudo apresentaram melhora física superior quando comparados com os pacientes em quartos semelhantes, mas sem a presença de plantas.

 (Alexandra Gorn/Unsplash)

As flores são uma adição positiva e útil ao seu lar e à sua vida. Muitas pessoas deixam de cultivá-las por acreditarem que são difíceis de cuidar. Afinal, comprar ramos frescos não é muito mais fácil?

Se você deseja uma melhora duradoura em seu humor, plante seus próprios ramos. Ao mantê-los, você fornece uma atenção que somente os humanos podem dar. E, quando recebem isso, elas recompensam seus donos com mais beleza. Este é o tipo de processo que cria emoções humanas positivas.

As melhores condições

 

 (Skylar Kang/Pexels)

Acredite ou não, existem mudas que não são tão exigentes quanto se poderia pensar. Mesmo se você for iniciante, elas não demandam muito tempo e, ao contrário da crença popular, são autossuficientes e amigáveis! Entretanto, como todos os relacionamentos, existem algumas coisas a serem consideradas. Apesar de cada espécie ser diferente e possuir exigências específicos, confira algumas dicas gerais:

Cuidados

 

 (Los Muertos Crew/Pexels)

Primeiro, avalie como é o seu ambiente. Ramos para o interior precisam de muita luz solar, por isso, encontre um local que receba até seis horas de sol. Se você não conseguir oferecer esse fator, considere investir em iluminação fluorescente artificial, projetada particularmente para plantação.

 (Ron Lach/Pexels)

Preste muita atenção nas demandas de cada tipo e não se esqueça da rega. Apesar da área verde trazer muitos benefícios, são mais suscetíveis a doenças e infestação de insetos. Isso é algo que você precisa ficar de olho e tratar com pesticidas orgânicos que podem repelir esses elementos prejudiciais.

 (Lana2011/Getty Images/TreeHugger)

Com cronogramas de irrigação consistentes e manutenção de rotina, você poderá desfrutar das mudas crescendo no conforto da sua residência. Não sabe por onde começar?

14 espécies flores de interior fáceis de plantar:

1. Gerânio

 

 (Plants Spark Joy/Reprodução)

Muito popular ao ar livre, ele é surpreendentemente fácil de cultivar dentro de casa. Os gerânios são bonitos, apresentam uma variedade de cores e uma fragrância adorável, dando personalidade às janelas e jardins.

Coloque-os sob a luz solar direta por pelo menos 6 a 8 horas. Para iluminação artificial, deixe-os durante 14 horas por dia. A espécie gosta de um substrato leve e bem drenado. Você não precisa aguar de forma consistente, pois eles preferem secar entre as irrigações. Veja tudo sobre como cultivar gerânios aqui!

2. Violeta africana

 

 (Plants Spark Joy/Reprodução)

Você está procurando uma planta que se desenvolve o ano todo? Então as violetas africanas são perfeitas. Alguns jardineiros as descartam porque apresentam peculiaridades que consideram intimidantes – principalmente em relação à rega, uma vez que elas respondem melhor à água morna ou tépida que está parada por mais de 48 horas.

Água gelada pode assustá-las e causar escurecimento. Em contrapartida, outros as consideram muito simples de cuidar. Por serem pequenas, você consegue posicioná-las nos cantos e em qualquer lugar que tenha acesso à luz indireta brilhante.

Para que elas prosperem totalmente, evite água em excesso e na folhagem – pois isso costuma causar manchas e danos.

3. Flor-da-fortuna (Kalanchoe)

 

 (Plants Spark Joy/Reprodução)

Suculentas que florescem? Isso mesmo! As lindas cores das pétalas e as folhas verdes em forma de vieira a tornam ainda mais especiais

Elas gostam de luz natural e brilhante, fuja das janelas e do sol direto, pois podem se queimar. Para ajudá-la a crescer, garanta quantidades iguais de claridade e escuridão total. Como acontece com todas as suculentas, a kalanchoe cresce melhor quando o solo está seco. As folhas grossas e carnudas conseguem armazenar água, logo, concentre-se na drenagem adequada.

4. Jasmim

 

 (Plants Spark Joy/Reprodução)

Nenhuma outra flor cheira tão bem quanto esta. Imagine ter seu próprio jasmim fresco espalhando sua doce fragrância o ano todo.

Para que prospere em áreas internas, é necessário fornecer uma iluminação forte, como a de uma janela ensolarada. O ramo pode tolerar até quatro horas de luz solar direta todos os dias. Além disso, ele é realmente de baixa manutenção, podendo não se importar com o seu esquecimento – se você perder os horários de rega.

5. Begônias

 

 (Plants Spark Joy/Reprodução)

No interior ou no exterior, as begônias são simples de plantar. Muitas variedades florescem durante o ano todo e possuem formas interessantes.

Como a begônia-asa-de-anjo, que produz cachos que ficam soltos nas atraentes folhas verdes. Certifique-se de que o substrato esteja uniformemente úmido, mas não encharcado, e que ela receba luz indireta filtrada.

6. Lírio-da-paz

 

 (Plants Spark Joy/Reprodução)

O lírio-da-paz também é de baixa manutenção e descomplicado. Isso porque ele realmente pode suportar a maioria dos tipos de condições. A sua linda folhagem é motivo suficiente para tê-lo em seu lar. O tipo adora luz média a baixa e a falta de rega é melhor do que o excesso. Toque na parte superior do solo, se estiver ressecado, pode molhar. Veja como cultivar e cuidar aqui!

7. Columéia batom

 

 (Plants Spark Joy/Reprodução)

A aeschynanthus radicans, conhecida também como columéia batom, possui um formato que se assemelha à embalagem do cosmético. Por ser uma trepadeira, coloque-as em vasos pendurados para adicionar cor ao seu espaço. Mas lembre-se de mantê-la longe da luz forte e de não encharcá-la.

8. Flor de maio

 

 (Plants Spark Joy/Reprodução)

Com cores em vermelho, rosa, laranja, branco e muito mais, a flor de maio propaga mesmo nas condições mais negligenciadas. Ela demanda pouca luz e água o suficiente para conservar um substrato levemente umedecida.

9. Streptocarpus

 

 (Plants Spark Joy/Reprodução)

O gênero apresenta padrões marcantes e folhas modeladas. As pétalas de veludo também chamam a atenção. Encontre um local fresco sob luz indireta brilhante para acomodá-las. Apenas molhe o solo se estiver desidratado e evite que a água caia nas folhas.

10. Clivia

 

 (Plants Spark Joy/Reprodução)

Essa muda – que exibe tons brilhantes de amarelo, laranja e vermelho – é parecida com uma trombeta e ainda emite uma fragrância muito atraente.

Em locais fechados, ela precisa de temperatura ambiente e pouca luz solar direta. À noite, a escuridão total ajuda no seu crescimento. Para melhores condições, um substrato com boa drenagem é um item essencial.

11. Bromélia

 

 (Plants Spark Joy/Reprodução)

Com a aparência peculiar e incomum, é surpreendente saber que ela não é de alta manutenção. Simples de plantar e crescer, elas te recompensam com flores em cores brilhantes de laranja, amarelo, vermelho e muito mais.

Por serem epífitas, espécies aéreas que absorvem a umidade do espaço, elas crescem na atmosfera de seu hospedeiro – o que significa menos água e requisitos mínimos de terra. Conseguindo tolerar condições de solo seco, elas gostam de luz indireta brilhante. Ao molhar, a água deve ficar presa entre as folhas para que possa ser bem absorvida. Veja tudo sobre bromélias aqui!

12. Lavanda

 

 (Plants Spark Joy/Reprodução)

Ao contrário dos outros tipos que citamos, ela precisará de algum tempo para se aclimatar em sua residência. Depois que você pegar o jeito, terá pouca manutenção. Para uma muda próspera e duradoura, estabeleça-a em um vaso com substrato de drenagem rápida para que a água não cause apodrecimento das raízes. Não molhe demais. Clique aqui para saber como cultivar lavanda!

13. Amarílis

 

 (Plants Spark Joy/Reprodução)

Poucas espécies podem competir com a baixa manutenção dessa, que cresce dentro da moradia com facilidade.

Coloque o recipiente em uma área que receba luz indireta brilhante. Regue com moderação até ver um novo crescimento e, a partir daí, molhe regularmente – mantendo-a uniformemente úmida. Por ser alta, seus ramos tendem a crescer tortos. Logo, de tempos em tempos, vire o vaso para estimular hastes retas.

14. Poinsettia

 

 (Plants Spark Joy/Reprodução)

Para um melhor crescimento, encontre uma janela com luz solar para ela. Plante em solo bem drenado e só ague quando sentir que a terra está ressecada.

*Via Plants Spark Joy

Comentários

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.