Casa Created with Sketch.

Designer cria carimbos inspirados nos bairros de São Paulo

Ana Lua Contatore ilustra os detalhes de elementos arquitetônicos marcantes, como portas, janelas e varandas da cidade

Carimbos do projeto Rendas Urbanas, de Ana Lua Contatore, inspirados nas grades de São Paulo Carimbos do projeto Rendas Urbanas, de Ana Lua Contatore, inspirados nas grades de São Paulo

Carimbos do projeto Rendas Urbanas, de Ana Lua Contatore, inspirados nas grades de São Paulo (Ricardo Lima/Feira SUB/Casa.com.br)

Nascida em São Paulo, a designer Ana Lua Contatore sempre gostou de padrões gráficos. Observando as formas e grafismos paulistanos, ela lançou em 2017 a Rendas Urbanas, marca de carimbos autorais inspirados nas grades de portas, janelas, varandas e gradis da cidade.

“Lembro que desde criança eu já desenhava a grade da minha casa”, conta Ana, que teve como sua primeira inspiração uma grade que lhe chamou a atenção durante uma caminhada na rua Urussuí, no Itaim Bibi. Dali em diante, os detalhes da paisagem de diversos bairros foram ilustrados por ela, como Vila Mariana, República, Higienópolis e Bela Vista.

Carimbos do projeto Rendas Urbanas, de Ana Lua Contatore, inspirados nas grades de São Paulo

 (Rendas Urbanas/Ana Lua Contatore/Casa.com.br)

A cidade como inspiração

Além dos carimbos com estampas modulares, ela já produziu também cadernos, lenços, estojos, jogos americanos e bolsas inspiradas nas grades. Mas, em breve, suas criações devem ser ampliadas também em capas de almofada e painéis de tecido. E com novos temas relacionados à cidade, como azulejos, calçadas e até bueiros. “Sempre busco elementos que sejam bonitos sozinhos, mas que também possam formar estampas contínuas quando repetidos ou combinados. Sair na rua para pesquisar, fazer os esboços e a seleção final é algo que me traz muita alegria”.

Carimbos do projeto Rendas Urbanas, de Ana Lua Contatore, inspirados nas grades de São Paulo A artista ilustra os detalhes de elementos arquitetônicos marcantes da cidade

A artista ilustra os detalhes de elementos arquitetônicos marcantes da cidade (Ricardo Lima/Feira SUB/Casa.com.br)

Preservação da memória

A designer encontrou uma maneira de preservar a memória e os detalhes de uma cidade, que, apesar de estar entre as que mais recebe turistas de dentro e fora do país, não é retratada com frequência em souvenires que representem seus monumentos. Afinal, a metrópole pode não ser banhada pelas ondas do mar, mas as curvas e linhas retas de seus edifícios são elementos arquitetônicos marcantes que podem ser eternizados por meio da arte. “Nem todas as grades estão em prédios tombados. Algumas estão em casas de áreas residenciais, suscetíveis a serem demolidas ou ter a grade retirada. Sou apaixonada por São Paulo e é muito bom compartilhar isso com outras pessoas por meio do meu trabalho”.

Carimbos do projeto Rendas Urbanas, de Ana Lua Contatore, inspirados nas grades de São Paulo

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s