Casa Created with Sketch.

4 soluções de design que promovem o distanciamento social

Divisórias tornaram-se elementos decorativos e de segurança

O distanciamento social é uma das medidas de prevenção contra a Covid-19. Por causa disso, o desafio dos arquitetos e designers de interiores é desenhar espaços — especialmente os públicos e comerciais — de maneira segura, evitando o contato direto entre as pessoas.

Biombos, estações de trabalho e mesas com divisórias são elementos que farão, cada vez mais, parte de um futuro breve. Por isso, algumas soluções estão sendo criadas para que estas separações sejam, além de úteis, integradas ao ambiente de maneira a torná-lo acolhedor mesmo com as regras de distanciamento.

Confira 4 criações de design para o mundo pós-pandemia:

Painel iluminado

 (reprodução/Artemide/Casa.com.br)

A empresa de iluminação Artemide lançou recentemente a luminária Integralis, um painel de luz que pode separar, por exemplo, duas pessoas em uma mesa. A lâmpada ultravioleta do equipamento tem o propósito de eliminar bactérias, mofo e fungos do ambiente e pode ser controlada por um aplicativo.

 

Divisórias decorativas

 (reprodução/Matteo Cibic/Casa.com.br)

Além de cumprirem o papel de proteger contra a disseminação de vírus, as divisórias podem ser também itens decorativos. Um exemplo disto é a COV, do designer italiano Matteo Cibic, feita com alumínio e vidro. Seu formato, inspirado nas dobras de um leque, foi produzido em diversos tamanhos.

 

Otimizando os espaços

 (reprodução/Pair EUA/Casa.com.br)

A Pair EUA é especializada em desenvolver móveis funcionais para escritórios, e, por isso, pensou em novas possibilidades para a atual realidade. Foram criadas as divisórias discretas Saltine e Toast, que são encaixadas nas mesas de trabalho e no chão, sem comprometer o espaço do ambiente. Feitas com vidro e acrílico reciclados, algumas delas podem, ainda, ser giradas para a horizontal e vertical, mudando o layout quando necessário.

 

Design de hospitalidade

 (reprodução/Tihany Design/Casa.com.br)

O design de hospitalidade é o foco da Tihany, logo, a preocupação com suas criações ia muito além da função de proteger: criar divisões que não tirassem o aconchego dos lugares. Para isso, foram desenhadas telas de vidro e painéis de madeira geométricos que podem ser facilmente removidos para a limpeza. Eles foram pensados principalmente para a área interna de restaurantes, e, no fim, acabaram dando uma atmosfera mais intimista aos salões.

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s