Continua após publicidade

WandaVision: diferentes décadas representadas na decoração

A série da Marvel faz referências à sitcoms clássicas adaptando set, figurinos e direção de arte de acordo com a época em que se passa cada episódio

Por Redação
Atualizado em 30 mar 2021, 15h55 - Publicado em 27 mar 2021, 18h00
set de WandaVision
Uma sala de estar filmada no episódio quatro de WandaVision dos anos 1970, com uma lareira de pedra, poltronas e uma mesa de madeira. (Foto cedida pela Marvel Studios. © Marvel Studios 2021./Architectural Digest)
Continua após publicidade
set de WandaVision
Uma sala de estar filmada no episódio quatro de WandaVision dos anos 1970, com uma lareira de pedra, poltronas e uma mesa de madeira. (Foto cedida pela Marvel Studios. © Marvel Studios 2021./Architectural Digest)

Gente, temos que falar sobre WandaVision, a nova série da Marvel, disponível no Disney +. Além de ter uma história e personagens apaixonantes, os cenários, figurinos e ambientação são um espetáculo à parte.

wandavision-01
(Disney+ © Marvel Studios 2021/Reprodução)

O enredo acompanha Wanda (Elizabeth Olsen) e Visão/Vision (Paul Bettany) após os acontecimentos de Vingadores: Ultimato. Cada um dos sete primeiros episódios é uma versão de sitcoms icônicas de uma certa década, começando nos anos 1950, só que com Feiticeira Escarlate como protagonista. 

wandavision-04
(Disney+ © Marvel Studios 2021/Reprodução)

Isso significa que cada semana, os espectadores encontravam um novo set, com novas decorações, formato da tela, figurino e até trilha sonora! 

Continua após a publicidade
set de WandaVision
Render do set do primeiro episódio de WandaVision (Disney+ © Marvel Studios 2021/Reprodução)

Na primeira parte de Assembled, série documental, são mostrados os bastidores da produção. O diretor Matt Shakman explica que, para o cenário da casa, existia uma base, que se alterava conforme a mudança de era. Este trabalho foi feito por Mark Worthington, diretor de arte que já fez parte da produção de Umbrella Academy e American Horror Story.

set de WandaVision
Esta cozinha em azul claro só é vista na tela em preto e branco. Aqui, o diretor Matt Shakman conversa com Olsen e Paul Bettany, que interpreta Vision. (Chuck Zlotnick. © Marvel Studios 2020./Architectural Digest)

“Os sets têm personalidade própria”, ele contou à Architectural Digest. “Há um aspecto de época nisso. É estilizado por uma abordagem de personagem, história e tom.” O primeiro episódio se passa em meados do século XX e lembra comédias como I Love Lucy e The Dick Van Dyke Show.

Continua após a publicidade
wandavision-03
(Disney+ © Marvel Studios 2021/Reprodução)

O segundo episódio rola pela década de 1960 e no início da década de 1970, com acenos para A Feiticeira e Jeannie é um Gênio. Mais tarde, A Família Brady  e Mary Tyler Moore são referenciados e, eventualmente, o programa chega aos anos 1980 e 1990 com referências a Roseanne, Três é Demais e Caras & Caretas. Do sexto episódio em diante, ela entra nos dias atuais, com um aceno para Modern Family.

set de WandaVision
Render do set do terceiro episódio de WandaVision (Disney+ © Marvel Studios 2021/Reprodução)

A série foi filmada principalmente em Atlanta e Los Angeles, e embora o orçamento tenha sido de 25 milhões dólares por episódio, muito do design datado foi encontrado em lojas de segunda mão e vintage em Atlanta.

Continua após a publicidade
wandavision-02
(Disney+ © Marvel Studios 2021/Reprodução)

“Estávamos vasculhando em todos os lugares”, disse Worthington, que trabalhou com a decoradora de cenários Kathy Orlando. “Com nosso orçamento, mesmo sendo Marvel, tínhamos que fazer caber dentro dos valores.”

set de WandaVision
Cozinha do episódio sete de WandaVision (Disney+ © Marvel Studios 2021/Reprodução)

“Às vezes desenhávamos [peças] e mandávamos fazer por encomenda; outras vezes, achávamos vintage”, disse o diretor de arte. “Tudo precisava ser completamente limpo e novo.”

Continua após a publicidade
set de WandaVision
Agnes (interpretada por Kathryn Hahn) com Vision e Wanda durante o episódio temático dos anos 80 (episódio 5). (Chuck Zlotnick. © Marvel Studios 2021/Architectural Digest)

Por causa disso, ele fez questão de não “sobrecarregar” os móveis. “Esse é um dos erros que acontecem em programas de época”, explica. “Tem que ser absolutamente puro e perfeito, a ponto de ficar um pouco estranho.” Encontrar esse equilíbrio – e ter certeza de que não sairia tão exagerado – não foi fácil, afirma.

set de WandaVision
Render do set do quarto episódio de WandaVision (Disney+ © Marvel Studios 2021/Reprodução)

Worthington não incluiu nenhum mobiliário de design no cenário, porque era importante que a casa evocasse “a classe média americana em todos os sentidos”, justificou ele. “Você não consegue nenhuma mobília Harry Bertoia aqui. Estávamos mais interessados ​​em peças sem nomes de designers que pareciam certas para o período, mas eram claramente mais anônimas.”

Continua após a publicidade
set de WandaVision
Sala de estar do episódio seis de WandaVision, com Wanda e Vision fantasiados para o halloween e os gêmeos, Billt e Tommy jogando video game com o tio, Pietro (Disney+ © Marvel Studios 2021/Reprodução)

Mesmo sem os grandes nomes, a decoração retrô é fácil e divertida, e se encaixa muito bem na tela. “Muito disso é simplesmente ótimo design, não importa a época”, diz Worthington e finaliza: “As pessoas são atraídas por um bom design.”

set de WandaVision
Sala de estar do episódio sete de WandaVision (Disney+ © Marvel Studios 2021/Reprodução)

Leia também:

Publicidade