Casa Created with Sketch.

WandaVision: diferentes décadas representadas na decoração

A série da Marvel faz referências à sitcoms clássicas adaptando set, figurinos e direção de arte de acordo com a época em que se passa cada episódio

set de WandaVision Uma sala de estar filmada no episódio quatro de WandaVision dos anos 1970, com uma lareira de pedra, poltronas e uma mesa de madeira.

Uma sala de estar filmada no episódio quatro de WandaVision dos anos 1970, com uma lareira de pedra, poltronas e uma mesa de madeira. (Foto cedida pela Marvel Studios. © Marvel Studios 2021./Architectural Digest)

Gente, temos que falar sobre WandaVision, a nova série da Marvel, disponível no Disney +. Além de ter uma história e personagens apaixonantes, os cenários, figurinos e ambientação são um espetáculo à parte.

 (Disney+ © Marvel Studios 2021/Reprodução)

O enredo acompanha Wanda (Elizabeth Olsen) e Visão/Vision (Paul Bettany) após os acontecimentos de Vingadores: Ultimato. Cada um dos sete primeiros episódios é uma versão de sitcoms icônicas de uma certa década, começando nos anos 1950, só que com Feiticeira Escarlate como protagonista. 

 (Disney+ © Marvel Studios 2021/Reprodução)

Isso significa que cada semana, os espectadores encontravam um novo set, com novas decorações, formato da tela, figurino e até trilha sonora! 

set de WandaVision Render do set do primeiro episódio de WandaVision

Render do set do primeiro episódio de WandaVision (Disney+ © Marvel Studios 2021/Reprodução)

Na primeira parte de Assembled, série documental, são mostrados os bastidores da produção. O diretor Matt Shakman explica que, para o cenário da casa, existia uma base, que se alterava conforme a mudança de era. Este trabalho foi feito por Mark Worthington, diretor de arte que já fez parte da produção de Umbrella Academy e American Horror Story.

set de WandaVision Esta cozinha em azul claro só é vista na tela em preto e branco. Aqui, o diretor Matt Shakman conversa com Olsen e Paul Bettany, que interpreta Vision.

Esta cozinha em azul claro só é vista na tela em preto e branco. Aqui, o diretor Matt Shakman conversa com Olsen e Paul Bettany, que interpreta Vision. (Chuck Zlotnick. © Marvel Studios 2020./Architectural Digest)

“Os sets têm personalidade própria”, ele contou à Architectural Digest. “Há um aspecto de época nisso. É estilizado por uma abordagem de personagem, história e tom.” O primeiro episódio se passa em meados do século XX e lembra comédias como I Love Lucy e The Dick Van Dyke Show.

 (Disney+ © Marvel Studios 2021/Reprodução)

O segundo episódio rola pela década de 1960 e no início da década de 1970, com acenos para A Feiticeira e Jeannie é um Gênio. Mais tarde, A Família Brady  e Mary Tyler Moore são referenciados e, eventualmente, o programa chega aos anos 1980 e 1990 com referências a Roseanne, Três é Demais e Caras & Caretas. Do sexto episódio em diante, ela entra nos dias atuais, com um aceno para Modern Family.

set de WandaVision Render do set do terceiro episódio de WandaVision

Render do set do terceiro episódio de WandaVision (Disney+ © Marvel Studios 2021/Reprodução)

A série foi filmada principalmente em Atlanta e Los Angeles, e embora o orçamento tenha sido de 25 milhões dólares por episódio, muito do design datado foi encontrado em lojas de segunda mão e vintage em Atlanta.

 (Disney+ © Marvel Studios 2021/Reprodução)

“Estávamos vasculhando em todos os lugares”, disse Worthington, que trabalhou com a decoradora de cenários Kathy Orlando. “Com nosso orçamento, mesmo sendo Marvel, tínhamos que fazer caber dentro dos valores.”

set de WandaVision Cozinha do episódio sete de WandaVision

Cozinha do episódio sete de WandaVision (Disney+ © Marvel Studios 2021/Reprodução)

“Às vezes desenhávamos [peças] e mandávamos fazer por encomenda; outras vezes, achávamos vintage”, disse o diretor de arte. “Tudo precisava ser completamente limpo e novo.”

set de WandaVision Agnes (interpretada por Kathryn Hahn) com Vision e Wanda durante o episódio temático dos anos 80 (episódio 5).

Agnes (interpretada por Kathryn Hahn) com Vision e Wanda durante o episódio temático dos anos 80 (episódio 5). (Chuck Zlotnick. © Marvel Studios 2021/Architectural Digest)

Por causa disso, ele fez questão de não “sobrecarregar” os móveis. “Esse é um dos erros que acontecem em programas de época”, explica. “Tem que ser absolutamente puro e perfeito, a ponto de ficar um pouco estranho.” Encontrar esse equilíbrio – e ter certeza de que não sairia tão exagerado – não foi fácil, afirma.

set de WandaVision Render do set do quarto episódio de WandaVision

Render do set do quarto episódio de WandaVision (Disney+ © Marvel Studios 2021/Reprodução)

Worthington não incluiu nenhum mobiliário de design no cenário, porque era importante que a casa evocasse “a classe média americana em todos os sentidos”, justificou ele. “Você não consegue nenhuma mobília Harry Bertoia aqui. Estávamos mais interessados ​​em peças sem nomes de designers que pareciam certas para o período, mas eram claramente mais anônimas.”

set de WandaVision Sala de estar do episódio seis de WandaVision, com Wanda e Vision fantasiados para o halloween e os gêmeos, Billt e Tommy jogando video game com o tio, Pietro

Sala de estar do episódio seis de WandaVision, com Wanda e Vision fantasiados para o halloween e os gêmeos, Billt e Tommy jogando video game com o tio, Pietro (Disney+ © Marvel Studios 2021/Reprodução)

Mesmo sem os grandes nomes, a decoração retrô é fácil e divertida, e se encaixa muito bem na tela. “Muito disso é simplesmente ótimo design, não importa a época”, diz Worthington e finaliza: “As pessoas são atraídas por um bom design.”

set de WandaVision Sala de estar do episódio sete de WandaVision

Sala de estar do episódio sete de WandaVision (Disney+ © Marvel Studios 2021/Reprodução)

Leia também:

Comentários

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.