Tom sobre tom na decoração: 10 ideias cheias de estilo

Sugestões de como usar cores nos ambientes e de como trazer ainda mais personalidade para sua casa

Por Nádia Simonelli Atualizado em 6 abr 2022, 13h37 - Publicado em 7 abr 2020, 19h00
Lounge rosa
Masquespacio/dezeen

A princípio pensar em uma decoração monocromática pode soar um pouco monótono. Mas, não se engane, esse truque de decoração é capaz de adicionar muito estilo ao ambiente. A partir da cor escolhida, você pode usar variações dela nas paredes no mobiliário e nos acessórios.

E o segredo do sucesso está nas variações de texturas. Para isso, aposte na variedade de materiais, como madeira, tecidos, acrílico e o que mais você quiser. Para lhe inspirar a ousar um pouco mais na decoração, separamos 10 ambientes monocromáticos ou em tom sobre tom logo abaixo. Confira!

1. Mergulho no azul

quarto decorado com vários tons de azul
Mark Roskams/Architectural Digest

Para quem é fã da cor azul, este quarto é puro deleite! Aqui, o tom foi usado na versão mais escura e sofreu variações de intensidade em todos os elementos. Da cama, ao armário, passando pelo piso, nada escapou do azul.

2. Neutros com muita graça

sala de jantar em tons de nude
reprodução/Jotun Lady

Se você acha que decorar um ambiente somente com tons neutros pode deixá-lo sem graça, esta sala de jantar prova o contrário. Nesta proposta, cores claras fazem um elegante tom sobre tom graças à boa variedade de texturas. Repare como a madeira da mesa e cadeiras dialoga em harmonia com as louças claras e os tons das paredes.

3. Tons da natureza

sala decorada com tons de amarelo
reprodução/Jotun Lady

A cor amarela, exuberante por natureza, causa certo temor na hora de usá-la na decoração. Mas, nesta sala, tons que puxam mais para o mostarda foram equalizados com maestria e tudo ficou harmônico, graças à base cinza do piso de granilite. O pendente de fibra natural arrematou tudo com delicadeza.

4. Verde que acalma

quarto em tons de verde
reprodução/Vtwonen

Não há dúvida: se você quer criar um ambiente relaxante, aposte os tons de verde. Neste quarto, a cor passeia pelas paredes e roupa de cama e, combinada com cinza, resultou em uma paleta suave e tranquila.

Continua após a publicidade

5. Paleta docinha

home office decorado com tons pastel
reprodução/Vtwonen

Os tons pastel também são uma boa pedida para usar em decorações monocromáticas, como mostra este home office. Verde e azul se complementam de forma delicada no mobiliário e na parede. Os acessórios de cores mais esmaecidas completam o visual.

6. Tons terrosos e derivados

sala decorada com tons terrosos
reprodução/Style By Emily Henderson

Agora, se a ideia é ousar um pouco mais, vale investir nos tons quentes. Esta sala parte de uma paleta de tons terrosos, que colore o sofá e o pufe e segue para os avermelhados, na parede e na almofada.

7. Sala botânica

sala decorada com tons de verde
reprodução/Dulux

Um clima fresh invade esta sala decorada com diversos tons de verde. Do escuro ao mais claro, os verdes se espalham pela parede, poltrona, almofadas, vasos e nas plantas.

8. Roxo marcante

ambiente pintado com tons de rosa
reprodução/Northern Lights

Outra paleta marcante e ousada é a dos roxos. Aqui, a variedade nas texturas trouxe ainda mais personalidade ao décor, que vai clareando até chegar nos tons rosados.

9. Tons escuros e elegantes

quarto pintado de tons escuros
reprodução/Pella Hedeby

Se a ideia é criar uma decoração totalmente sóbria, os tons escuros são a aposta certa. Neste quarto cinzas criam a composição ideal para quem quer relaxar com uma paleta discreta.

10. Meia parede no hall de entrada

porta e parede pintadas com dois tons de azul
reprodução/Bloglovin

E, para finalizar, uma ideia para brincar com dois tons complementares. Neste hall de entrada duas versões de azul criam uma composição marcante e delicada para receber quem chega à casa.

Continua após a publicidade

Publicidade