9 inspirações de decoração vintage para uma casa muito estilosa

Confira como resgatar o estilo antigo e trazer muita personalidade para o seu projeto

Por Redação Atualizado em 2 abr 2022, 19h53 - Publicado em 3 abr 2022, 13h00
Sala de estar vintage com décor amarelo e sofá rosa
The Nordroom/Reprodução

Assim como a moda, as tendências de estilos decorativos são muito cíclicas: uma hora o minimalismo está em alta, logo entra em pauta o estilo maxi; hoje o estilo industrial é utilizado constantemente em projetos, daqui a pouco será a vez do clássico. Mas um estilo que está sempre se repetindo é o vintage, favorito entre os nostálgicos.

Com a ideia de “quanto mais antigo, melhor”, o vintage faz referência à identidade conquistada entre as décadas de 20 e 80. Geralmente, trata-se de relíquias encontradas apenas em lojas de antiguidades ou naquelas passadas de pai para filho.

Entram dentro do vintage a gama de móveis escuros e barrocos, com ornamentos e pinturas douradas; itens decorativos elegantes e românticos; papéis de parede florais e delicados; e mesmo as cores vibrantes e alegres das décadas de 70 e 80.

home office retrô

Já o estilo retrô faz uma releitura do vintage com móveis novos, mas inspirados naqueles do passado. São exemplos retrôs aqueles móveis com pés de palito, estrutura de madeira e estampas coloridas.

Qualquer ambiente da casa pode receber um dos dois estilos e valorizar o projeto como um todo, principalmente se você adora uma nostalgia – assim a sua casa vai ter a sua cara e estará cheia de personalidade.

Confira abaixo algumas ideias de como inserir os estilos na decoração de sua casa:

Cozinha vintage

cozinha retrô
Reprodução/HGTV

Um ótimo ambiente para aplicar o estilo vintage é na cozinha. Isso porque ela permite muitas opções de decoração, a começar pelos eletrodomésticos.

Eletrodomésticos coloridos são a cara da decoração retrô. Hoje em dia, há muitos modelos de geladeiras disponíveis no mercado – as cores vermelha e amarela costumam ser as mais procuradas. Mas você também pode optar pelo azul claro, um clássico do estilo retrô, que também pode ser combinado com o forno.

Cozinha com marcenaria azul e puxadores retrô
Júlia Ribeiro/Casa.com.br

Para dar uma cara ainda mais antiga, opte por pisos com mosaico ou gemométricos e marcenaria colorida. Cortinas nas janelas também são bem vindas e, se houver espaço, escolha mesas e cadeiras feitas de madeira.

Continua após a publicidade

Quadros e placas de decoração vintage

Quadros vintage
Reprodução/Elo7

Uma maneira fácil de dar um toque vintage à sua casa é inserindo quadros decorativos, especialmente aqueles com tipografias antigas, aparência envelhecida ou com logotipos de tempos passados.

A vantagem de usá-los é que, ao cansar, basta apenas trocar de quadro e dar ao espaço uma cara completamente nova! Confira aqui como montar sua parede de quadros!

Veja também

Azulejo decorativo vintage

Azulejo decorativo vintage
Reprodução/Elo7

Na mesma pegada dos quadros vintage, há também os azulejos. São artes parecidas enquadradas no formato do revestimento, que você pode aplicar em sua parede como um charme. Contudo, faça-o com parcimônia, pois se usado de forma repetida e contínua pode acabar deixando o espaço com uma aparência muito pesada devido à grande quantidade de informações.

Decoração vintage para quarto

Quarto vintage
DecorStyle/Reprodução

No quarto, o morador que busca um estilo vintage pode explorar os papéis de parede florais e delicados e móveis com adornos, como a cabeceira vintage de uma cama. Além disso, penteadeiras de madeira costumam trazer um toque antigo ao espaço, bem como espelhos redondos, cortinas e poltronas.

quarto vintage
Casa e Festa/Reprodução

Quanto à paleta de cores, pode-se optar pelo neutro ou, se há interesse em um pouco mais de cor, explorar aquelas complementares, como o rosa e o azul turquesa. Você pode utilizar, também, telefones de fio em modelos vintage coloridos e abajures que façam referência à época antiga.

Banheiros vintage

banheiro vintage
Martin Deja/Getty Images/the spruce

O banheiro é outro espaço que pode receber o décor vintage ou retrô, como uma opção mais econômica e viável. Você pode, por exemplo, explorar molduras de madeira para espelhos, pisos geométricos, puxadores de latão e banheira, bacia e cuba naquele verde abacate típico dos tempos antigos.

Outra ideia é usar o rosa clássico dos anos 60 nos azulejos. Além disso, apesar de um pouco estranho para os dias de hoje, você também pode incluir no espaço papéis de parede e uma poltrona – se houver espaço, claro. Abajures também ajudam a trazer essa vibe dos tempos de outrora para o ambiente.

Continua após a publicidade

Publicidade