Decoração minimalista: o que é e como criar ambientes “menos é mais”
Saiba mais e inspire-se com essa tendência que valoriza a funcionalidade acima de tudo
O que é estilo minimalista?
O minimalismo é um estilo que tem toques semelhantes ao moderno, com linhas muito limpas e formas simples, porém o estilo vive pelo mantra “menos é mais”. É muito refinado ao selecionar itens para ambientes que se enquadram nesse estilo e tudo nesses cômodos devem cumprir um propósito. Você não encontrará muitos objetos ou camadas extras.
O movimento surgiu nos EUA, em meio a um cenário fervilhante de expressões artísticas dissonantes, como a pop art, e recebeu esse nome pelo filósofo Richard Wollheim, em 1965
Quais elementos compõem a decoração minimalista
- Iluminação natural
- Mobiliário com linhas retas
- Poucos (ou nenhum) objetos decorativos
- Cores neutras, principalmente branco
- Ambientes fluidos
Qual a filosofia por trás?
Apesar de ser reconhecida pelo “menos é mais”, a filosofia minimalista é um pouco mais profunda que isso. É sobre ter o necessário e fazer o melhor uso do que se tem. E na arquitetura e design, o desafio dos profissionais é definir, com precisão cirúrgica, o que é primordial e eliminar o restante.
Veja também
- Estúdio de 26 m² incorpora minimalismo japonês e é leve e confortável
- Quartos Minimalistas: A beleza está nos detalhes
- Apartamento minimalista de 80 m² em Tel Aviv
Decoração minimalista de salas
É muito comum que ao pensar em decoração minimalista para sala, a primeira ideia seja fazer tudo branco. E é uma premissa que funciona com o estilo. No entanto, se você está buscando abraçar esse estilo, mas gosta de cores, não é obrigatório deixar isso de lado.
Você pode criar um ponto focal, como uma parede, um sofá ou tapete, e trabalhar os demais elementos do cômodo para conversar a peça em destaque, combinando a paleta de cor, estilo, traços e texturas.
Decoração minimalista de quarto
Fazer uma decoração minimalista para o quarto é provavelmente a parte mais fácil de um projeto minimalista. Por ser uma área íntima, em que o objetivo ao estar lá é dormir e às vezes trocar de roupa ou trabalhar (para quem tem home office no quarto), entender quais são as peças primordiais ajuda bastante.
Isso não quer dizer que não tenha espaço para decoração, apenas que por ser um cômodo que precisa passar tranquilidade, muitos elementos atrapalham mais do que ajudam.
Decoração de ambientes minimalista para se inspirar
Veja cozinhas, salas de jantar e home offices com decoração minimalista!