Continua após publicidade

5 erros mais comuns com tapetes na decoração

Utilizá-los apenas para forrar o piso é um desperdício de seu potencial

Por Redação
Atualizado em 25 ago 2024, 14h17 - Publicado em 7 Maio 2021, 18h00
Arquitetura de Lina Bo Bardi inspira coleção de tapetes
Coleção Salinas. (Punto e Filo/Marco Antonio/Divulgação)
Continua após publicidade

Os tapetes são peças com diversas finalidades, porém, é muito fácil se equivocar na hora de inserir na decoração. Para encontrar as formas adequadas de usá-los, não atrapalhar o dia a dia da casa e embelezar o ambiente, a by Kamy, separou 5 erros muito comuns quando o assunto é tapete. Confira: 

1. Locais inapropriados

O principal erro cometido ao comprar um tapete é escolher apenas pelos aspectos estéticos e acomodá-lo em um local não apropriado. Dependendo da técnica de fabricação, composição e material, a peça acaba concordando mais com alguns ambientes do que com outros. 

Na hora de selecionar o cômodo leve em consideração o clima da casa, o nível de circulação de pessoas e a presença de umidade.

Decoração de apê combina cozinha provençal verde com sala de estar industrial. Projeto de Daniel Szego. Na foto, sala, cimento queimado, tapete em estilo couro de vaca.
Projeto de Daniel Szego. (Michel Cutaith/Divulgação)

2. Sala de estar encurtada

Um ambiente que reúne moradores e convidados merece um cuidado extra. Para aproximar ainda mais as pessoas nesse espaço é essencial que os tapetes fiquem por baixo de sofás, poltronas, cadeiras e mesas de centro. Colocar à frente dos móveis pode encurtar o espaço e tornar a sala de estar menor.

Sintonia com natureza: casa de campo com lareira tem sofá e cozinhas roxos. Projeto de Camila Medrado. Na foto, sala de estar, poltrona verde, tapete art deco.
Projeto de Camila Medrado. (@estudiony18/Divulgação)
Continua após a publicidade

3. Cuidado com cadeiras e poltronas

Para a sala de jantar, tente evitar que as bordas dos tapetes fiquem próximas dos pés dos assentos – para não dificultar a movimentação e evitar acidentes. O ideal é o móvel ficar totalmente sobre o tapete ou fora. Com a primeira opção, reserve uma margem de, pelo menos, 30 cm até a borda.

O tapete também deve ser uma opção apenas para cômodos com bastante espaço entre as cadeiras e as paredes.

Cobertura deslumbrante de 760 m² na praia tem cozinha gourmet e piscina. Projeto de Simara Melo. Na foto, sala, tapete de fibra, tv, móveis de madeira.
Projeto de Simara Melo. (Eduardo Macarios/Divulgação)

4. Deixe as plantas longe

A umidade dos vasos carregados de partículas de terra pode manchar e danificar as fibras com o tempo. Coloque um pratinho para evitar o estrago e acrescente um verde na decoração.

Continua após a publicidade

5. Não dobre, não empilhe e não puxe seu tapete

Os tapetes, dependendo do material, podem ser pesados, grandes e delicados. Por isso, evite encontrar maneiras de movimentá-los sem uma ajuda e puxar pelas extremidades, correndo risco de desalinhar a peça.

Na hora de limpar o chão, vire os lados e limpe por partes ou etapas, sempre se certificando que o piso está seco antes de colocar no lugar. Já, ao guardar, a melhor opção é enrolar para evitar dobras e empilhamento, que pode danificar o tapete. Se a escolha não for sazonal, considere um novo uso, vender ou doar.

 

 

Publicidade