Casa Created with Sketch.

Limpeza de tapete: confira que produtos podem ser usados

Antes de aplicar qualquer produto, é preciso saber de que material é feita a peça

A durabilidade de um tapete está muito relacionada com os cuidados que a peça recebe ao longo de seu uso. Eles precisam de manutenção, sofrem com o desgaste e são vítimas da ação do tempo ou de acidentes domésticos, o que exige uma reparação mais delicada.

 (Reprodução/Pinterest)

Por sua própria natureza, o tapete nasceu para ser resistente. Sua função principal é ser pisado, por isso, requer cuidados constantes. Se os procedimentos forem seguidos da maneira correta e com frequência, as cores e tramas da peça se manterão conservadas por muito tempo.

Em primeiro lugar, você precisa saber no que está mexendo, ou seja, identificar o material do tapete e entender a diferença entre um sintético e um natural e, entre os tipos de cada um, suas variações. Existem diferentes tipos de fibras. Entre as naturais, estão as de origem animal (seda) e vegetal (coco, sisal, algodão, juta, hamp, hallou, cactos, banana. E ainda tem as artificiais e sintéticas, como o acetato, acrílico, poliéster, nylon, entre outros).

A limpeza e higiene são imprescindíveis, mas sem obsessão. Para começar, invista em uma lista de produtos que vão ajudar realmente na manutenção dos tapetes para ter no armário da lavanderia. Também não abra mão do papel toalha para absorver líquidos e evitar maiores estragos. No caso dos carpetes, o recomendado é chamar uma assistência especializada. Este tipo de limpeza não pode ser feita à mão. Ela é possível por meio de um equipamento específico, que lava e aspira ao mesmo tempo, evitando a criação de fungos, mofo e mau cheiro.

 (Reprodução/Pinterest)

No caso de um pequeno tapete, use detergente neutro não abrasivo, seque ao ar livre e use o aspirador de pó com regularidade, mas nunca em potência máxima. Este é um cuidado que prolonga a vida do tapete, pois a poeira resseca as fibras. Quando a intenção é uma higienização rápida, você pode se guiar por essa lista de produtos que podem ajudar. No entanto, se você não souber a composição exata do tapete, não utilize nada.

Vinagre branco puro (de vinho ou de álcool)

São ótimos para remover alguns tipos de manchas e também funciona como um excelente anti-calcário. Basta misturar uma xícara em meio litro de água filtrada e você tem um produto muito útil para ser aplicado no tapete, principalmente quando a peça sofre com a urina dos cães, por exemplo, pois é uma solução que funciona para todos os tipos de fibras e acetatos. Esta solução pode ser usada também na lavagem dos vidros e superfícies brilhantes pois tem ação desengordurante e mantém o brilho.

Amoníaco

Nunca deve ser usado puro. É uma substância forte. Antigamente, era comercializado com mais facilidade. Uma tampinha pequena diluída em meio litro de água vira uma solução potente no combate de manchas superficiais, ao mau cheiro e na conservação das cores. É uma substância bastante usada em tinturarias nas lavagens à seco.

 (Reprodução/Pinterest)

Água oxigenada (volume 20)

Encontrada facilmente nas farmácias, pode ser uma aliada na remoção de manchas não encardidas. Deve ser diluída em água fria na proporção de três a seis partes. Depois, com um pano de algodão úmido, que não solte pelo, deve ser passada delicadamente sobre fibras naturais, nunca sintéticas.

Bicarbonato de sódio

É um leve abrasivo que não deteriora as cores. Diluído em água, é ótimo para ser usado quando é necessário esfregar um pouco a mais para a remoção da sujeira.

Talco

Uma das mais antigas fórmulas para absorver manchas gordurosas. Mas cuidado para não exagerar, principalmente se colocar em cores escuras. O truque é aplicar sobre a mancha, deixar absorver e depois retirar com o bico do aspirador de pó na potência mínima. Mas cuidado: não espalhe, caso contrário pode virar uma pasta e danificar ainda mais o tapete.

 (Reprodução/Pinterest)

Além de cuidar dos tapetes em casa, é possível contar com ajuda profissional na hora da limpeza, a exemplo do serviço Rug Care, da by Kamy. A empresa faz serviços de lavagem, pequenos reparos e danos superficiais que possam ser solucionados sem que o tapete precise ser descolado de sua ambientação.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s