Casa Created with Sketch.

4 dicas de como usar murano na decoração e arrasar

Feitos a sopro, alcançando efeitos e formas únicas, essas peças artesanais trazem sofisticação para qualquer decoração

Quem não gosta de peças exclusivas que trazem sofisticação e bem-estar, não é mesmo? Bom, se você é uma dessas pessoas, precisa conhecer as peças de murano de vidro. Trata-se de uma arte artesanal incrível. Tanto é assim que alguns especialistas se referem a esses enfeites como as joias do décor. Por isso, vale muito a pena aprender como usar murano na decoração.

 (Camélia/Reprodução)

Mais do que encanto estético, o murano carrega história e é atemporal. Isso significa que ele nunca sai de moda. Afinal, a produção de itens com essa matéria-prima é feita desde o século 12, na Ilha de Murano, que pertence à Itália e fica bem próxima a Veneza. Já parou para pensar que, de lá para cá, passaram-se mais de 900 anos? E os muranos continuam brilhando por todo mundo! Tanto no sentido figurado como no literal. Por que será?

É que o murano de vidro tem um impacto visual realmente fantástico, por causa das formas e contrastes de tons que eles proporcionam nos ambientes. Com uma certa transparência, esses objetos expressam delicadeza, tornando mais suave qualquer recinto.

 (ATALUZ/Reprodução)

Por outro lado, o design proporciona o que você quiser: ondulações na superfície, forma de gotas, curvas etc. Quer saber mais sobre como usar o murano na decoração, não quer? Então, confira nosso post com 4 dicas imperdíveis!

1. Aposte no efeito mais discreto

 (Camélia/Reprodução)

Não há limites para quem quer descobrir como usar murano na decoração. Ecléticos, os muranos agradam muito a quem tem um estilo mais sóbrio. Nesse caso, dá para abusar do branco, do nude, do cinza e até do completamente transparente. Se tem uma coisa que o murano oferece é exclusividade no design. Afinal, quase sempre, são peças produzidas por verdadeiros artistas de forma rústica ou em fábricas de pequena escala.

2. Usufrua de abajures sofisticados

Bom, se o assunto é como usar murano na decoração, não podemos deixar de mencionar os itens funcionais feitos desse nobre material. É o caso dos abajures, que fornecem um impacto visual estonteante.

Você pode escolher artigos com a base de murano em ouro-berinjela, transparente, cor-de-rosa e as opções não terminam. Também é muito legal brincar com as cores das lâmpadas. Quando você mudar a tonalidade da luz, terá efeitos muito diferentes. Assim, os abajures de murano podem durar anos a fio sem que você enjoe. Ou seja, você leva para casa não apenas um novo acessório, mas um item que agrega vivência, arte, design e ainda por cima é útil.

3. Aproveite muranos em bowls

 (Casa.center/Reprodução)

Os bowls de murano são muito versáteis: ficam bem da sala de estar ao lavabo. Da mesma maneira, eles podem encantar em varandas, áreas gourmet e até mesmo em seu quarto. Além disso, esses enfeites combinam com flores, chocolates, postiços etc. Por isso, eles têm uma infinidade de usos. E você pode ir mudando quando bem entender.

Mais uma dica, agora especialmente para quem aprecia a decoração do lavabo e da sala. Você já imaginou o quanto um bowl de murano pode deixar esses ambientes mais requintados? No lavabo, que tal um bowl rosa-chiclete com pequenos sabonetes coloridos? Ficaria uma graça, não? Já na sala, um bowl também cai muito bem. Pense em um deles em cima de uma mesa de centro ou mesmo de uma estante. Em dias de visitas, você pode até usar esse acessório para servir uns petiscos e receber à altura do seu bom gosto.

 (Cristais Tavares/Reprodução)

E sabe o que é melhor? Hoje em dia, as melhores lojas oferecem serviços pela internet com total segurança. Para se ter uma ideia, há marcas com expertise em logística que entregam no prazo e com excelência. Desse modo, seus artigos chegam em embalagens especialmente projetadas para fazer os muranos resistirem aos impactos do transporte.

4. Junte a beleza do murano ao encanto das flores

Por fim, nossa última dica sobre como usar murano na decoração é aliar o encanto dessas peças ao frescor e a graça das flores. Mais do que apenas um item do décor, essa composição vai propiciar uma experiência de sentidos: perfume e visual darão à sua casa muito mais personalidade.

 (Camélia/Reprodução)

Se você gostar de plantas, pode variar as espécies e sempre ter uma novidade sem muito esforço. Pense em um vaso em forma de bola na cor nude. Ele vai bem com orquídeas, rosas, azaleias, begônias, entre tantos outros tipos de flores.

Como você já deve ter percebido, saber como usar murano na decoração não é nada difícil. Afinal, são tantas opções de formas e tons que certamente uma delas vai combinar com seu bom gosto e charme.

Assim, sua casa vai ganhar um toque clássico, que nunca deixa de ficar moderno, por mais que os anos se passem.

Comentários

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.