Tons de azul trazem alegria para este apê de 300 m² com vista
Projeto de Henrique Ramalho apresenta um visual contemporâneo e atemporal
Um casal adquiriu esta cobertura duplex de 300 m² no Jardim Oceânico, na zona oeste do Rio de Janeiro, para usar nas férias na companhia das filhas e dos netos.
Quem foi o responsável pela reforma de todos os cômodos, adaptando a planta original às necessidades de uso dos novos proprietários, foi o arquiteto Henrique Ramalho.
O imóvel possui uma sala, varanda e cozinha integradas e três suítes no pavimento inferior e outra sala, área gourmet, piscina, lavabo e suíte master no superior.
“Como se trata de um imóvel de veraneio, eles me pediram para redesenhar toda a área de lazer, que fica no pavimento superior e certamente seria o espaço mais utilizado da casa. Foi o local que mais sofreu alterações na planta e, mesmo assim, a piscina foi mantida onde estava, sendo apenas renovada.
Como os clientes são gaúchos e adoram preparar churrasco em casa, não poderia faltar uma super churrasqueira na área coberta, ao lado da piscina”, conta o profissional
Ainda no andar superior, Ramalho uniu a sala com a varanda gourmet. Já no andar de baixo, ele integrou a outra sala com a varanda e a cozinha.
Para aumentar a sensação de amplitude e integração desses espaços e criar uma unidade visual entre eles, foi usado o mesmo piso de porcelanato num tom de cinza claro com acabamento fosco.
Segundo Ramalho, fora essas demolições pontuais, houve troca de revestimentos e acabamentos, além da instalação da marcenaria desenhada sob medida para cada cômodo e a execução de um novo projeto de iluminação.
No quesito mobiliário e adornos, ele conta que praticamente tudo é novo, adquirido de acordo com as especificações do projeto. “A única exceção é o sofá do pavimento inferior, que já pertencia aos clientes e, por estar em bom estado, conseguimos aproveitar”, pontua.
A decoração segue o estilo contemporâneo e atemporal e aposta em uma paleta de tons claros e neutros, com toques de cor em alguns elementos, principalmente em azul.
O rack de uma das salas com tv, por exemplo, ganhou acabamento em laca azul turquesa e a cor foi replicada em alguns detalhes da varanda gourmet anexa. Já na sala de baixo, o tom de azul adotado é mais sóbrio, por vezes acinzentado, para deixar o ambiente mais tranquilo e acolhedor.
No mesmo pavimento, a mesa de refeições azul bic rouba a cena na cozinha principal, que conta ainda com marcenaria ora cinza ora em freijó natural, para equilibrar.
Veja mais imagens do projeto na galeria abaixo!










Floração rara de palmeira no Jardim Botânico do Rio demora 70 anos para acontecer
Reforma separa cozinha de estar e cria varanda gourmet com mesa de 3 m e 200 kg
Cozinha verde e azul: a tendência de decoração + dicas e inspirações
Parede em frente à cama: 4 jeitos criativos para aproveitar esse espaço do quarto
Qual a cor que você deve usar em 2026 para ter sorte





