Varanda Gourmet: ideias de móveis, ambientes, objetos e muito mais!

Saiba como incorporar esta tendência dos projetos em sua casa e confira a nossa seleção de inspirações:

Por Yara Guerra Atualizado em 16 Maio 2022, 15h19 - Publicado em 18 Maio 2022, 13h00
Varanda gourmet
Viva Decora/Reprodução

Os projetos de casas e apartamentos passam por constantes modernizações. Uma das tendências dos últimos tempos, por exemplo, é a incorporação da varanda gourmet. Ela ideal para quem tem uma família grande ou gosta de receber visitas no lar.

Trata-se de um espaço arejado que serve como uma extensão da cozinha, sala de estar ou jantar e uma opção a mais de ponto de encontro para os moradores.

Se você deseja criar este ambiente em sua próxima reforma ou, simplesmente, deseja entender mais do que se trata, confira tudo sobre as varandas gourmet abaixo:

O que é uma varanda gourmet?

Varanda gourmet com armários azuis e bancos de madeira
Viva Decora/Casa.com.br

A varanda gourmet nada mais é que uma varanda que pode ou não ser integrada ao living ou à sala de jantar, oferecendo maior conforto e mais possibilidades para os moradores e a visita. Trata-se de uma área totalmente aberta ou com ampla abertura que conta, quase sempre, com uma churrasqueira e um ponto de água.

Varanda gourmet com vista
Uma varanda gourmet pode contar com churrasqueira, pia, bancada, forno, microondas, cadeiras, mesas e sofás Tua Casa/Reprodução

É possível contar também com geladeira, fogão, microondas, outros eletrodomésticos e forno de pizza, além de lugares para descanso – como sofá, poltronas, cadeiras, bancos ou até mesmo redes.

A sua vantagem é ser um ambiente mais arejado e aberto, com vista, tanto para o preparo dos alimentos quanto para o seu consumo durante uma reunião de família ou amigos.

Continua após a publicidade

Revestimentos

Varanda gourmet com tijolinhos, bancada de pedra e cadeiras brancas
Viva Decora/Casa.com.br

Agora que você sabe o que é uma varanda gourmet, está na hora de entender como decorá-la. Para começar, o espaço permite vários revestimentos – se você optou por um estilo mais rústico, escolha materiais como tijolos, pedras ou madeira. Já se quer algo mais neutro, opte por revestimentos mais lisos, como inox e porcelanato.

Quem quer dar um toque mais divertido e colorido pode usar ladrilhos hidráulicos, por exemplo. Que tal?

Cadeira, mesa e sofá de varanda gourmet

Varanda gourmet com muita madeira
Viva Decora/Casa.com.br

Na hora de escolher a mobília, um cuidado é crucial: se a sua varanda não for protegida com vidro, o ideal é escolher móveis resistentes à chuva, sol e vento, para não ter dor de cabeça na hora de uma tempestade. O trio queridinho das varandas gourmet é a cadeira, a mesa e o sofá.

Móveis planejados também são uma ótima opção, uma vez que o ambiente precisará equilibrar estilo e funcionalidade. De qualquer forma, indica-se a escolha de móveis que combinem entre si e que cujos materiais conversem – inclusive também com outros espaços da casa –, para criar uma unidade e coesão.

Varanda gourmet com horta vertical
Uma ideia para decorar a varanda gourmet é apostar em uma horta vertical Tua Casa/Reprodução

Além disso, considere adquirir estofados impermeabilizados, de fácil manutenção e higienização. Para completar o projeto, não esqueça dos itens decorativos, como plantas e vasos, quadros, peças de arte e iluminação. Já que estamos falando de um espaço com muita luz natural, por que não criar ali uma hortinha vertical?

Ideias de decoração para varanda gourmet

Se você ficou interessado em uma varanda gourmet mas ainda precisa de um empurrãozinho para criar o projeto, confira abaixo uma seleção de inspirações para te ajudar:

Continua após a publicidade

Publicidade