Tijolinhos trazem toque rústico e colonial para esta casa de 200 m²
O projeto do escritório Vinícia Brandão Arquitetura deu um ar colonial para um imóvel moderno
Esta casa de 200 m² no Brooklin, bairro de São Paulo, recebeu novos moradores que buscavam mais espaço para os seus pets e convidados.
O projeto do escritório Vinícia Brandão Arquitetura realizou alterações para adicionar uma vibe colonial aos ambientes.
“O cliente queria uma casa no estilo colonial, era o sonho dele, só que compraram um imóvel moderno, com pergolados de concreto, esquadrias retas, modernas. Então o principal desafio foi trazer o estilo fazenda, um pouco mais rústico. Tudo isso sem comprometer a arquitetura original”, conta a arquiteta.
A maior parte da estrutura do lar foi mantida, porém, alguns cômodos acabaram sendo mais alterados que outros.
A sala de jantar, por exemplo, teve seu tamanho diminuído para que uma parte pudesse virar um escritório. Nestes dois cômodos e na cozinha, as janelas foram trocadas por modelos maiores e portas de correr, possibilitando maior iluminação e ventilação natural.
O casal, que gosta de cozinhar e receber os amigos, buscava ter vários ambientes que proporcionassem essas reuniões, logo, a cozinha foi integrada com a sala de jantar e um espaço gourmet no terraço foi criado.
Como a casa foi construída em tijolinhos de barro, o projeto os tornou aparentes em alguns ambientes, alcançando o visual rústico tão desejado. Móveis no estilo provençal e as as janelas em tom verde colonial também ajudaram a incluir mais charme ao cenário.
Na sala de estar, um rack de 4 m unificou os móveis existentes no cômodo. Os pisos de taco e de mármore travertino existentes foram mantidos e restaurados e o travertino harmoniza o hall de entrada, escada social, circulação e lavabo.
As paredes do lavabo receberam um toque de cor para dar uma alegria e personalidade ao espaço. E, no escritório, uma estante com portas de vidro exibe a coleção de livros dos moradores, com os tijolos aparentes no fundo.
Uma faixa de ladrilho hidráulico estampado interliga a cozinha com a sala de jantar. Já a lavanderia foi projetada com o mesmo revestimento em ladrilho branco e rejunte colorido.
No andar superior, a suíte principal recebeu uma cabeceira em juta e um guarda-roupa e cômoda com acabamentos em estilo provençal. Para dar um ar romântico e melhorar a claridade, o cômodo ganhou uma varandinha com porta balcão.
O banheiro do casal apresenta uma parede com porcelanato madeira e outra com tijolinhos brancos, que se encontram na área do box.
“Na parte posterior do imóvel existia um dormitório que foi transformado em sala de TV e integrado ao terraço gourmet.
Essa junção foi estratégica, pois em dias de eventos a área fica maior para acomodar os convidados. O espaço é exclusivo para lazer, já que o quintal, existente no andar inferior, ficou destinado aos cães”, explica a profissional.
A área da churrasqueira possui bancadas em ardósia com acabamento fosco e azulejos portugueses. Esse é um detalhe especial, pois as peças faziam parte da fachada da casa e foram reposicionados, contando um pouco da memória do imóvel.
Como cobertura, foi planejado um pergolado com estrutura metálica, vidros com películas refletivas por cima e forro de esteira de bambu, para um maior conforto térmico.
Para garantir o cantinho dos cães, todo o quintal do fundo, com jardim, foi destinado para eles. E interligando esse quintal ao terraço gourmet, foi executada uma escada em serralheria.
Quer ver mais fotos do projeto? Confira na galeria abaixo: