Reforma integra áreas sociais e traz mais cor à casa de 80 m²
O projeto de Adriana Favano não previu modificações estruturais, mas transformou o imóvel e o deixou mais confortável, funcional e prático
Para a sua casa de 80 m² no litoral de São Paulo, este casal de moradores tinha desejos muito claros: queria um lar confortável, aconchegante, prático, funcional, bonito e, principalmente, colorido e com uma área com vegetação.
A arquiteta Adriana Favano assumiu o projeto, que não enfrentou intervenções estruturais. Inicialmente, a ideia era realizar uma reforma apenas com a troca de pisos das salas, cozinha, banheiros e realizar o serviço de pintura.
“O apartamento já possuía armários na cozinha, banheiros e dormitórios. Conseguimos apresentar um projeto de reforma gerando um custo acessível com grande resultado funcional e principalmente estético no todo”, conta a arquiteta.
A grande vitrine do projeto já se apresenta na entrada, com o uso da mesma cor na sala de jantar, parede e porta. “Usamos o artifício de porta mimetizada com a cor azul para criar unidade visual da vista da porta de entrada com o painel da sala de jantar”, diz Adriana.
Veja também
- Casa de 22 m² recebe projeto de visão ecocêntrica e de amor pela terra
- Reforma deixa casa retrô de 36 m² mais integrada e iluminada
Para setorizar a área do jantar, a arquiteta optou por perfis ripados em meia parede. No mesmo ambiente, prateleiras altas funcionam como uma marcenaria de apoio de livros, plantas e acessórios de decoração. Repetindo o mesmo padrão das prateleiras, uma estrutura de MDF divide a sala da cozinha.
“Mantivemos os guarda-roupas, painéis de cabeceira das camas e pisos existentes nos quartos, apenas executamos um painel para TV com prateleira na cor branca para a suíte. Utilizamos novos mobiliários de apoio e acessórios novos de decoração para esses ambientes”, conta Adriana.
A varanda da suíte, por sua vez, tornou-se um mini escritório com escrivaninha e cadeira para trabalho. Ali também fica uma estante escada para guardar livros, plantinhas e objetos de decoração.
“Durante o processo de definição do projeto, fomos afinando as escolhas e optamos pelo uso principalmente das cores azul e rosa que amarram todo o projeto, conseguimos um resultado final muito satisfatório em todos os ambientes, conseguimos criar espaços alegres, criativos e modernos”, diz a arquiteta.
Com estilo contemporâneo, o imóvel é preenchido também por cores como cinza claro e branco. O conceito primou pela integração dos ambientes sociais e multifuncionalidade, além de uma decoração afetiva através do uso de obras de artistas plásticos brasileiros.
Curtiu? Então confira mais fotos e detalhes na galeria: