Continua após publicidade

Projeto de reforma de apê de 200 m², no Rio tem integração criativa

Arquiteta Carmen Zaccaro assina projeto para um casal de advogados na faixa dos 40 anos, com dois filhos adolescentes

Por Kym Souza
Atualizado em 20 Maio 2021, 14h21 - Publicado em 19 Maio 2021, 08h00
reforma-e-decoracao-em-apto-200-m-leblon-casa.com-3
(Juliano Colodeti/Casa.com.br)

Ambientes claros e acolhedores, muitas estantes e armários, madeira no piso e na marcenaria, um quarto confortável para cada filho e cozinha aberta para sala foram os principais pedidos do casal. O projeto assinado pela arquiteta Carmen Zaccaro, do escritório que leva seu nome, fica no Leblon, bairro na Zona Sul do Rio de Janeiro e tem 200 m².

reforma-e-decoracao-em-apto-200-m-leblon-casa.com-11

Foi uma reforma completa, em que todos os cômodos foram trabalhados pela arquiteta. A decoração é praticamente toda nova, exceto a mesa e as cadeiras de jantar, que já faziam parte do acervo dos moradores e foram mantidas.

O principal desafio foi a cozinha, que era muito escura, sem janela. A cliente queria integrá-la à sala, mas com a opção de a isolar, quando necessário. A arquiteta sugeriu então um painel de correr com brise articulado, mas manteve a porta de acesso à circulação íntima. O lavabo foi diminuído para aumentar a cozinha, a área dos quartos foi redefinida e o quarto do casal foi ampliado.

Continua após a publicidade
reforma-e-decoracao-em-apto-200-m-leblon-casa.com-30
(Juliano Colodeti/Casa.com.br)

Dividido em sala de estar e jantar, cozinha com copa integrada, lavabo, home office, suíte do casal, dois quartos (um para cada filho) e um banheiro compartilhado pelos adolescentes, o projeto tem uma decoração contemporânea e um detalhe especial: a marcenaria, presente em todo o apartamento, foi desenhada pela arquiteta.

reforma-e-decoracao-em-apto-200-m-leblon-casa.com-16
(Juliano Colodeti/Casa.com.br)
Continua após a publicidade

“A grande surpresa foi descobrir que a parede externa da sala tinha 40 cm de espessura, o que possibilitou criar uma grande estante embutida na alvenaria para abrigar livros e objetos de arte” conta Carmen, que optou por uma decoração e materiais com base neutra, com piso de madeira em todos os cômodos para criar uma unidade estética e aumentar a sensação de amplitude e com presença de cores mais vibrantes nos detalhes e de materiais naturais (como madeira, linho e algodão) para deixar os ambientes mais acolhedores.

Veja todas as fotos do projeto na galeria abaixo:

Publicidade