Continua após publicidade

Design mineiro e contemporâneo é destaque neste apê de 55 m²

O morador, junto ao arquiteto Pedro Haruf, optou por homenagear a cena de produtores locais

Por Redação
Atualizado em 28 fev 2024, 20h31 - Publicado em 27 set 2021, 13h00
 (Gabriel Castro/BowerBird)
Continua após publicidade
5-design-mineiro-e-contemporaneo-e-destaque-neste-ape-de-55-m-2
(Gabriel Castro/BowerBird)

Localizado em Belo Horizonte, este apartamento de 55 m² nomeado “Buritis” é morada para um jovem engenheiro de produção que trabalha no setor de design de uma fabricante de veículos.

Originalmente, a planta era bastante compartimentada – um corredor percorria toda extensão do apartamento, desde a entrada até a suíte principal, e uma sequência de pequenos cômodos ocupava todo o programa da moradia.

4-design-mineiro-e-contemporaneo-e-destaque-neste-ape-de-55-m-2
(Gabriel Castro/BowerBird)

De posse do projeto estrutural do edifício, o arquiteto Pedro Haruf viu que não havia estrutura entre sala e cozinha, por isso foi possível integrar completamente os dois ambientes, tornando-os um só espaço.

Continua após a publicidade

Além disso, o isolamento do acesso à circulação dos quartos quebra a sensação do apartamento como um grande corredor de distribuição, tornando a planta mais agradável. Este isolamento foi feito com um grande painel de MDF ripado que cobre toda a parede da sala.

1-design-mineiro-e-contemporaneo-e-destaque-neste-ape-de-55-m-2
(Gabriel Castro/BowerBird)

Veja também

Continua após a publicidade

Em paralelo, o piso original do apartamento – cerâmica branca de baixo padrão instalada pela construtora – foi completamente substituído por tacão de ipê nas áreas sociais. Já nos quartos e nas áreas molhadas, foi utilizado ladrilho hidráulico adquirido na cidade natal do cliente, próxima à região metropolitana de Belo Horizonte.

9-design-mineiro-e-contemporaneo-e-destaque-neste-ape-de-55-m-2
(Gabriel Castro/BowerBird)

Aluno do curso de design de produto, o morador é atento ao desenvolvimento de uma cena de produtores locais. Por isso, desde o início do projeto, topou a ideia de conciliar móveis, arte e adornos de designers e artistas de Belo Horizonte com peças clássicas de grandes nomes do design mundial. Estão inclusos nesta lista Eero Saarinen, Konstantin Grcic e Jean Prouvé.

Continua após a publicidade
7-design-mineiro-e-contemporaneo-e-destaque-neste-ape-de-55-m-2
(Gabriel Castro/BowerBird)

“Podemos considerar o apartamento como um recorte do design mineiro contemporâneo, com peças de profissionais como Fachada Frontal, Thales Pimenta, Estúdio Iludi, Cobalto, Pomelo Atelier, Pedro Haruf Design e O Atelier de Cerâmica”, conta o arquiteto.

Curtiu o projeto? Confira mais fotos na galeria:

Continua após a publicidade

*Via Bowerbird

Publicidade