Contemporâneo, minimalista e industrial: confira projeto de apê de 84 m²
O projeto do escritório Inside priorizou o uso de peças soltas no décor e soluções econômicas como adesivagem de paredes e portas
Sabe aquela máxima, “o cachorro é a cara do dono”? Com os nossos lares pode ser a mesma coisa. Ao menos é o caso deste apartamento de 84 m², localizado no Ipiranga, em São Paulo.
O morador tem uma personalidade bem forte, marcada pelo estilo contemporâneo e traços de minimalismo. Para a casa, ele desejava também alguns detalhes industriais para dar um toque descolado e também um projeto que desse um upgrade no imóvel através de peças soltas, sem intervenções civis (como pinturas, demolições de parede, forros de gesso, etc).
“Como ele não sabe a forma que a vida dele vai estar daqui uns anos, pediu pra gente priorizar todas as peças soltas pra ele poder levar embora com ele depois”, contam os arquitetos do escritório Inside, responsáveis pelo projeto.
Veja também
- Cimento queimado e madeira dão tom neste apartamento de 124 m²
- Apartamento alugado é repleto de cores e memórias afetivas
Um ponto importante é que se tratava de um imóvel alugado, então nada foi mudado em termos estruturais. Para o escritório, o maior desafio foi o prazo de entrega, pois o morador precisaria se instalar no apartamento em breve, quando teria algumas aulas práticas.
“Então foi necessário que priorizássemos as compras das peças mais essenciais para ele passar a primeira semana no imóvel e, depois, fomos em busca das demais peças previstas em projeto, sendo que algumas tinham um prazo maior de entrega por conta da pandemia“, contam.
O apartamento possuía 3 dormitórios, mas um deles se transformou em um ambiente de estudos. A marcenaria foi evitada no décor devido à solicitação de peças soltas que pudessem ser reutilizadas em outro lugar posteriormente.
Então, para o home office, os arquitetos optaram por uma mesa em L com o tamanho ideal para que o morador possa usar o notebook, abrir livros para estudar e também colocar uma impressora.
“Acredito que o destaque desse projeto seja o equilíbrio da cor preta (preferida do morador) com os demais tons, até mesmo os já existentes no imóvel, como o piso vinílico. Dosamos a aplicação dessa cor no imóvel de uma forma que ela tem seu devido destaque, mas sem se tornar um peso na decoração”, contam.
O morador optou também por não investir em materiais e mão de obra de pintura, então os arquitetos personalizaram alguns ambientes com adesivo de cimento queimado.
“Revestimos uma parede da sala, uma parede da suíte master e uma parede do office. Depois da sua mudança, o cliente informou que gostou tanto do adesivo, que quis aplicá-lo em todas as paredes do escritório. Além disso, a porta de entrada e os batentes voltados para a sala também foram adesivados, mas em preto”, explicam.
A sala foi o único espaço que modificou o projeto de iluminação já existente e recebeu um trilho em toda a extensão da laje, contribuindo com um toque industrial na decoração contemporânea.
“O que torna esse projeto especial é a visualização de como elementos soltos podem transformar um ambiente sem a necessidade de quebra-quebra. Escolhendo peças que refletem o perfil do cliente e se encaixem nas medidas ideais para garantir um ambiente ergonômico e funcional, a renovação dos espaços pode ser completa”, dizem os arquitetos.
De estilo contemporâneo e traços minimalistas e industriais, o imóvel ganhou muita personalidade e conforto. Para conferir mais fotos, veja a galeria abaixo: