Casa Created with Sketch.

Trevosa e elegante: como decorar a casa com preto fosco

Veja 5 dicas para decorar os ambientes nessa tonalidade

Restaurante em Tokyo, por Snøhetta

Sofisticada, imponente e clássica, a cor preta sempre foi uma das queridinhas no décor. Seja qual for o ambiente, essa tonalidade se destaca pela versatilidade, uma vez que ela se adapta aos diferentes estilos de decoração e possibilita as mais diversas combinações entre acabamentos, materiais e texturas.

CASACOR Peru 2019. Elemental Lounge.

CASACOR Peru 2019. Elemental Lounge. (Rodolfo Sotelo/CASACOR)

Apesar de consolidada há muito tempo, uma nova tendência que vem ganhando espaço em projetos de interiores é utilizar essa cor no acabamento fosco nos móveis, eletrodomésticos, metais e revestimentos.

Para acertar nessa tonalidade no projeto e deixá-lo muito mais elegante e cheio de personalidade, no entanto, é necessário tomar alguns cuidados. Confira abaixo 5 dicas para acertar na decoração com preto fosco nos diferentes cômodos da casa:

1. Defina o estilo de decoração do projeto

O preto fosco pode ser adaptado na maioria das propostas de decoração. Embora seja versátil a esse ponto, só é possível explorar ao máximo os benefícios desse acabamento se você o encaixar dentro do estilo que o projeto irá seguir; do contrário, pode parecer um elemento isolado ou escolhido aleatoriamente.

Área gourmet, por Bárbara Dundes

Área gourmet, por Bárbara Dundes (Marco Antônio/Casa.com.br)

“Normalmente, cozinhas e banheiros trazem o preto fosco associado a uma decoração mais contemporânea, no entanto, é possível explorar esse tom atrelado a uma proposta clássica, rústica ou industrial – as combinações com os outros elementos é que vão ditar a aproximação com este ou aquele estilo”, afirma a arquiteta Bárbara Dundes.

2. Atenção ao tamanho do ambiente

Um cuidado importante ao adicionar o preto fosco no projeto é levar em conta o tamanho do ambiente. Cômodos amplos e com alta incidência de luz natural podem explorar a tonalidade com mais liberdade, do revestimento a grandes móveis.

Loft on Life, por Maria Alice Crippa e Gustavo Assis para a CASACOR Paraná 2019

Loft on Life, por Maria Alice Crippa e Gustavo Assis para a CASACOR Paraná 2019 (Reprodução/CASACOR)

Em pequenos espaços, o cuidado na hora de utilizar esse acabamento deve ser um pouco maior, uma vez que cores escuras costumam causar a sensação de encolhimento – o que é indesejável quando a metragem já não é das maiores.

Veja também

“Se o ambiente for pequeno, uma dica é explorar o preto contrastado às cores neutras e utilizar um piso de tonalidade mais clara. Além disso, é bom evitar que o preto seja o protagonista absoluto do espaço, deixando o destaque para os detalhes”, orienta Dundes.

3. Banheiros com personalidade

O preto fosco vai muito bem em banheiros, sobretudo quando aplicado em puxadores, objetos decorativos, perfis, metais e acessórios em geral, formando um conjunto que se sobressai no ambiente.

OAK, por Moacir Schmitt Jr. e Sálvio Moraes Jr para a CASACOR São Paulo 2019

OAK, por Moacir Schmitt Jr. e Sálvio Moraes Jr para a CASACOR São Paulo 2019 (Denilson Machado/CASACOR)

“Hoje é possível encontrar uma grande variedade torneiras, misturadores e duchas nessa cor, além de acessórios como saboneteiras, toalheiros, papeleiras, porta-shampoos, acabamentos para registros e até complementos como válvulas de escoamento para criar o maior número de combinações possíveis”, explica Melissa Rossini, gerente de marketing e relacionamento da Fani Metais e Acessórios.

Kyle House, por GRAS

Kyle House, por GRAS (Martin Kaufmann/dezeen)

“O preto fosco é uma cor elegante e clássica que combina com tudo. É uma opção muito interessante porque é uma das cores mais procuradas do portfólio. Ele ressalta a personalidade do ambiente e realmente consegue transformar qualquer banheiro”, completa.

4. Invista na iluminação

 

Hubba-to, por Supermachine Studio

Hubba-to, por Supermachine Studio (Wison Tungthunya/ArchDaily)

Uma das características do preto fosco é justamente ser um contraponto às peças brilhantes e polidas, um acabamento discreto para chamar a atenção mais pelo design e as combinações possíveis do que pelo brilho em si.

Cozinha com armários pretos e piso branco

 (Reprodução/House Beautiful)

No entanto, para não deixar a atmosfera muito sóbria e carregada com essa tonalidade, outra dica importante é dar atenção especial a iluminação do projeto. Invista na combinação de diferentes produtos e evite que o cômodo tenha pontos com sombra.

Sala de estar com janelas grandes que cobrem as paredes. Vista para jardim. Mesa e bancada preta. Piso em madeira

 (Alex Lesage/dezeen)

“Durante o dia, a principal aliada deve ser a luz natural por meio de grandes janelas. Se não for possível, aposte na integração entre os ambientes ou utilize espelhos posicionados de frente aos pontos de claridade, o que irá garantir uma maior sensação de amplitude no local”, orienta Dundes.

5. Explore texturas

 

Habitat DECA, por Jeferson Branco para a CASACOR Santa Catarina/Itapema 2019

Habitat DECA, por Jeferson Branco para a CASACOR Santa Catarina/Itapema 2019 (Lio Simas/CASACOR)

Ao escolher diversos itens numa cor mais escura, é natural que o ambiente fique um pouco mais sóbrio. Para proporcionar mais acolhimento e/ou associá-lo a um estilo rústico, uma excelente aposta é incluir materiais de diferentes texturas combinadas ao preto fosco.

Screen House, por Carter Williamson Architects

Screen House, por Carter Williamson Architects (Brett Boardman/dezeen)

“O preto é perfeito para um projeto que utiliza a textura da madeira, mas é importante ficar atento à tonalidade da madeira: escuras ou médias podem reforçar a questão da sobriedade, logo, escolha tons claros para criar uma atmosfera leve e contrastante”, completa Dundes.

Comentários

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.