Compacto e aconchegante: apê de 35m² aposta na marcenaria planejada

Por meio de técnicas simples e eficientes, arquiteta Flavia Burin revela como foi possível deixar apartamento superconfortável

Por Redação Atualizado em 16 jun 2022, 16h09 - Publicado em 17 jun 2022, 13h00
Sala de estar pequena; tv; sofá; tv
Carol Tomaselli/Casa.com.br

Tendência nas grandes cidades, os apartamentos compactos são ótimas opções para quem procura por praticidade, a conquista do primeiro imóvel ou a aquisição em um bairro mais centralizado.

Este é o caso deste apartamento de 35m², em São Paulo, que foi reformado pelo escritório Studio HA para um jovem casal com um filho de 4 anos.

Em busca de uma vida funcional e moderna, a arquiteta Flávia Burin relata o conceito que acompanhou a execução do projeto: “executamos um layout inteligente e completamente voltado para atender as necessidades dos três”.

Cozinha com marcenaria cinza; estante com nichos
Carol Tomaselli/Casa.com.br

Um dos grandes desafios do projeto era aproveitar a área do apto com um olhar efetivo e que resultasse uma morada agradável. Para tanto, a utilização de uma marcenaria planejada e revestimentos para compor a divisão dos cômodos foram fundamentais.

Na sala de estar, a madeira está presente no painel da TV, combinada com a estrutura de serralheria, que formatou nichos e prateleiras que apoiam objetos decorativos e plantinhas. Além disso, a arquiteta elaborou uma mesa, que fica ligada ao painel, e que foi incorporada com as refeições dos moradores.

Mesa de jantar pequena
Carol Tomaselli/Casa.com.br

Para dar mais aconchego, tapete e almofadas reforçam a sensação de conforto, pois mesmo com espaço otimizado, o local é perfeito para o entretenimento em família. Com o intuito de ampliar a percepção de amplitude, o recurso dos espelhos foi adicionado próximo à mesa, e na parede que recebe as costas do sofá.

O projeto luminotécnico é outro ponto que chama a atenção: composta por luminárias pendentes, no estilo industrial, e fitas de LED, os três vivem o bem-estar de uma iluminação eficiente. “Com a distribuição dos pontos e o uso da luz amarela, tudo ficou muito acolhedor”, ressalta Flávia.

Continua após a publicidade

Cozinha pequena; marcenaria cinza; bancada
Carol Tomaselli/Casa.com.br

Integrada à sala de estar, a cozinha conta com um cobogó. Ali, a marcenaria planejada foi essencial para que os eletrodomésticos ficassem distribuídos de forma bem-organizada. Cooktop, coifa, geladeira e micro-ondas foram encaixados sob medida e sem ocupar um milímetro a mais do que se deve.

Na parte social, o mix entre cores neutras e escuras são predominantes, porém os dois espaços não ficam monótonos. “Nosso cliente queria um apartamento com uma paleta inspirada em tons de cinza e tampos escuros, uma combinação que, via de regra, não indicamos muito.

Contudo, para equilibrar as cores e tornar o ambiente mais amplo, investimos no off-white para as cortinas, paredes e móveis soltos”, relembra a arquiteta.

Quarto com cama de casal e espelhos na parede
Carol Tomaselli/Casa.com.br

A ala íntima também conta com soluções que valorizam e dão mais amplitude. No quarto de casal, por exemplo, mesmo com um espaço limitado, o cômodo não deixa de ter comodidade, elegância e funcionalidade, tudo isso graças a marcenaria bem pensada.

Do outro lado da cama, que se encaixa perfeitamente entre os móveis planejados, um painel de madeira ripada vai do teto ao chão completando o estofado da cabeceira. A iluminação com fitas LED deixa a ambientação mais intimista.

Curtiu? Veja mais fotos do projeto na galeria abaixo!

Continua após a publicidade

Publicidade