Continua após publicidade

Azul e rosé se equilibram no décor contemporâneo deste apê de 150 m²

Localizado no Itaim Bibi, o imóvel teve o projeto de reforma assinado pelo ArchDuo, que fizeram uma grande transformação na planta original

Por Yara Guerra
Atualizado em 19 dez 2022, 04h46 - Publicado em 29 nov 2021, 13h00
13-azul-e-rose-se-equilibram-no-decor-contemporaneo-deste-ape-de-150-m-2
(Julia Herman Fotografia/Casa.com.br)

Este apartamento de 150 m² localizado no Itaim Bibi, em São Paulo, era bem antigo e foi completamente remodelado pelo escritório ArchDuo. Os seus proprietários são um casal jovem e recém casado que buscava um imóvel antigo e bem localizado para transformar em um lar.

O projeto se desenvolveu com uma notícia super especial: eles já planejavam aumentar a família, o que acabou acontecendo durante a obra. A família então se mudou para o apartamento um pouco depois do nascimento da primeira filha.

16-azul-e-rose-se-equilibram-no-decor-contemporaneo-deste-ape-de-150-m-2
(Julia Herman Fotografia/Casa.com.br)

A planta foi totalmente alterada a fim de se adequar às necessidades dos novos moradores e a rotina da vida contemporânea. Para que a área social fosse ampliada, a cozinha deu lugar à sala de jantar e acabou ocupando o espaço da antiga lavanderia.

Além disso, foi implantado um sistema de portas de correr que possibilitaram a integração – ou não – deste ambiente com as salas. Uma grande mudança aconteceu em toda a área molhada do apartamento, sendo possível graças ao sistema de caixão perdido.

20-azul-e-rose-se-equilibram-no-decor-contemporaneo-deste-ape-de-150-m-2
(Julia Herman Fotografia/Casa.com.br)

Foi criado também um novo lavabo e uma suíte através da divisão de um grande banheiro mal aproveitado e da eliminação do banheiro de serviço.

Veja também

“Transformar uma planta totalmente obsoleta em algo contemporâneo foi o grande desafio do projeto, intensificado pelo fato de que não havia informação a respeito da estrutura existente. Havia poucos desenhos antigos e as plantas entregues pelo condomínio estavam erradas. Isso acarretou uma série de ajustes ao longo do processo, incluindo uma alteração significativa do projeto com a obra já iniciada”, contam os arquitetos.

Continua após a publicidade
10-azul-e-rose-se-equilibram-no-decor-contemporaneo-deste-ape-de-150-m-2
(Julia Herman Fotografia/Casa.com.br)

Somado a isso, o imóvel fica em uma área adensada de São Paulo, o que já significa enfrentar algumas dificuldades cotidianas de obra, como descarte de entulho, entrega de materiais, etc. Todos os desafios, porém, foram solucionados pelo escritório e o resultado final entregou todos os pontos solicitados pelos moradores.

No décor de estilo contemporâneo, jovem e despretensioso, a paleta é repleta de azul. Para contrastar, os profissionais optaram por usar o rosé.

Continua após a publicidade
14-azul-e-rose-se-equilibram-no-decor-contemporaneo-deste-ape-de-150-m-2
(Julia Herman Fotografia/Casa.com.br)

Por ser antigo, o apê é cercado por grandes janelas que foram trocadas seguindo o padrão exigido pelo condomínio. Há ventilação cruzada e luz natural abundante. Já o conforto térmico fica a cargo do piso de madeira na área íntima e piso vinílico na área social.

17-azul-e-rose-se-equilibram-no-decor-contemporaneo-deste-ape-de-150-m-2
(Julia Herman Fotografia/Casa.com.br)

Toda a marcenaria é super personalizada e foi desenhada dentro do escritório. Há uma série de detalhes, como o ripado nas portas de correr da cozinha e do rack da sala, a palhinha indiana com puxadores retrôs no quarto infantil e o MDF usado com as chapas inclinadas nos armários do quarto do casal, criando um efeito de marchetaria.

2-azul-e-rose-se-equilibram-no-decor-contemporaneo-deste-ape-de-150-m-2
(Julia Herman Fotografia/Casa.com.br)

Além disso, cabe um destaque para a pintura do quarto infantil e também para o revestimento da cozinha, que tem bastante a ver com o casal que ama praia e viagens e buscavam imprimir essa paixão em alguns pontos do apartamento.

Continua após a publicidade

“O que mais gostamos no projeto, certamente, foi a transformação da planta em algo totalmente contemporâneo mantendo os benefícios do edifício antigo, como os grandes quartos e a ótima ventilação e iluminação”, dizem os profissionais.

Curtiu? Confira então mais fotos e detalhes na galeria abaixo:

Continua após a publicidade
Publicidade