Casa Created with Sketch.

Arquitetura modernista e design assinado tomam conta desta casa de 1300 m²

Com uma vista incrível para a Serra do Japi, o imóvel assinado por Noel e Patrícia Marinho é quase uma galeria de arte

A cor branca é presente tanto nas fachadas quanto no interior da casa. Os materiais complementares escolhidos em dois planos nas fachadas (pedra portuguesa no piso e a pedra barroca em parte das paredes) dão embasamento ao conjunto

A cor branca é presente tanto nas fachadas quanto no interior da casa. Os materiais complementares escolhidos em dois planos nas fachadas (pedra portuguesa no piso e a pedra barroca em parte das paredes) dão embasamento ao conjunto (Romulo Fialdini/Casa.com.br)

Localizada em um condomínio familiar em Jundiaí, esta casa de generosos 1300 m² foi construída do zero – aos poucos, em blocos – no centro do terreno da propriedade. O projeto arquitetônico ficou por conta de Noel Marinho, enquanto os interiores foram assinados por sua filha, Patrícia Marinho. Este é o último projeto do arquiteto e muralista, falecido em 2018.

Entrada, hall principal e varanda receberam piso em mármore Travertino. Já o living recebeu tábua corrida de ipê

Entrada, hall principal e varanda receberam piso em mármore Travertino. Já o living recebeu tábua corrida de ipê (Denilson Machado, do MCA Estudio/Casa.com.br)

Por se tratar de uma casa muito ampla e um terreno com vistas excepcionais, o Noel considerou como essenciais os seguintes pontos: privilegiar a vista para a Serra do Japi (região tombada pela UNESCO como reserva da biosfera); a casa não teria fachadas principais; e tornar todas as circulações dentro da casa diretas e agradáveis.

Os projetos de arquitetura e paisagismo nasceram juntos e por isso estão em perfeita sintonia com o entorno. Fernando Chacel e Sidney Linhares, amigos e parceiros de longa data de Noel Marinho, trabalharam lado a lado, integrando o verde a cada ângulo do projeto

Os projetos de arquitetura e paisagismo nasceram juntos e por isso estão em perfeita sintonia com o entorno. Fernando Chacel e Sidney Linhares, amigos e parceiros de longa data de Noel Marinho, trabalharam lado a lado, integrando o verde a cada ângulo do projeto (Denilson Machado, do MCA Estudio/Casa.com.br)

Logo na entrada principal se vislumbra a vista da serra. Mas o coração da casa é o grande hall principal no térreo, com pé direito duplo e uma escada que interliga a garagem aos apartamentos do casal e do filho. Através de uma passarela suspensa, a escada também conecta a ala dos hóspedes (que fica no pavimento superior).

Veja também

Um elevador residencial também foi incorporado discretamente ao conjunto. No térreo, à direita, fica a área social com um living de 120 m², uma grande varanda-mirante e serviços.

 (Romulo Fialdini/Casa.com.br)

Já à esquerda do hall fica a área de lazer e esportes, com uma raia de piscina coberta que pode ser fechada no inverno. O pavimento superior, por sua vez, concentra 3 suítes de hóspedes.

Além disso, devido à pandemia de covid-19, a família encomendou à Patrícia um espaço gourmet de 100 m², anexo à piscina, que já está sendo projetado.

 (Romulo Fialdini/Casa.com.br)

Para o estilo incorporado à residência, Noel pensou em uma releitura do modernismo. O décor acompanha a arquitetura moderna e se propõe atemporal, sendo atualizado de tempos em tempos, já que a coleção de arte dos moradores continua crescendo.

Por serem amantes da arte, inclusive, os moradores têm os cômodos como verdadeiras galerias com paredes e tetos pintados de branco para receber as obras.

 (Denilson Machado, do MCA Estudio/Casa.com.br)

Já o mobiliário é praticamente todo novo, com prioridade para o design moderno brasileiro.

No hall de entrada, destaca-se o banco de Hugo França; no living, a marquesa de Oscar Niemeyer, as mesas laterais de Jorge Zalszupin, a mesa de centro de Ricardo Fasanello, a mesa de Claudia Moreira Salles, a luminária ARCO de Achille Castiglioni e as poltronas Oscar de Sergio Rodrigues; na sala de jantar, o aparador Scapinelli; na varanda, a poltrona Corallo dos Irmãos Campana e as poltronas Paulistano de Paulo Mendes da Rocha; na piscina, a easy chair Float e o tapete, ambos de Paola Lenti.

Confira mais fotos e informações na galeria:

Comentários

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.