Apê de 30 m² tem ares de mini loft com toques de camping chic

O projeto é assinado pelo escritório Pílula Antropofágik Arquitetura e serve como pouso da família no Rio

Por Redação Atualizado em 16 mar 2022, 19h18 - Publicado em 17 mar 2022, 13h00
Mini loft de estilo camping com madeira
Luiza Schreier/Casa.com.br

Durante a pandemia, um casal carioca, com dois filhos pequenos, vendeu o amplo apartamento que tinha no Leblon, na zona sul do Rio de Janeiro, e se mudou para um apê localizado em Itaipava (distrito de Petrópolis, na região serrana do Estado), em busca de melhor qualidade de vida, motivados pela possibilidade de trabalhar remotamente, em home office.

Mini loft com parede de azulejos e cozinha pequena
Luiza Schreier/Casa.com.br

Em seguida, os dois decidiram comprar um imóvel pequeno de 30 m², no mesmo bairro do Rio, para ter onde ficar quando estivessem na cidade. Logo convocaram os arquitetos Richard de Mattos e Maria Clara de Carvalho, do escritório Pílula Antropofágik Arquitetura, para fazer um projeto de reforma total, incluindo a nova decoração.

Mini loft com décor de tons neutros
Luiza Schreier/Casa.com.br

“Eles queriam um apê descolado e estiloso. No início, chegaram a nos pedir bastante cor. Porém, no decorrer do desenvolvimento do projeto, foram caminhando para uma paleta em tons mais neutros”, lembra Maria Clara.

Segundo os arquitetos, o espaço foi projetado com ares de mini loft para ser um pouso chic da família, com toque lumberjack (lenhador) e referências ao camping através do pinus naval, porém com uma pegada mais suave e urbana, já que foram inseridas soluções contemporâneas em serralheria preta.

Cozinha de apartamento muito pequeno
Luiza Schreier/Casa.com.br

“No que se refere à decoração, é tudo novo, exceto os quadros decorativos, que já eram do acervo dos clientes”, conta Richard. “Adotamos uma paleta de cores que mistura tons neutros com terrosos e toques de preto e cinza”, acrescenta a sócia Maria Clara.

Continua após a publicidade

Veja também

Nas demolições da obra, o banheiro e a cozinha foram modificados para criar um nicho onde seria embutida uma máquina lava-e-seca.

Quarto de apartamento pequeno com painel de madeira
Luiza Schreier/Casa.com.br

Já no quarto, os arquitetos projetaram uma marcenaria que cobre o piso (tipo tablado, com dois níveis), a parede ao fundo ao redor da janela e o teto, criando uma grande caixa de madeira que ajuda a delimitar visualmente a área de descanso, já que não há parede isolando a sala.

Banheiro de revestimento grid em preto e branco
Luiza Schreier/Casa.com.br

No projeto, os arquitetos também destacam o revestimento cerâmico em tom terracota na parede da cozinha, o concreto aparente na viga que corta o teto entre o quarto e a sala e o revestimento em grid preto e branco nas paredes do banheiro, com a cuba de apoio também em tom terracota.

“Nosso maior desafio neste projeto foi, sem dúvida, reunir, na mesma quina do microapartamento, cozinha, lavanderia e banheiro”, avalia Richard.

Curtiu? Confira mais fotos do projeto na galeria:

Continua após a publicidade

Publicidade